Aprovada suplementação de mais 1 bilhão e 200 milhões para o Plano Safra

Em atendimento a um pedido da Frente Parlamentar da Agropecuária, a Junta Orçamentária Executiva do Ministério da Economia confirmou a suplementação de 1 bilhão e 200 milhões de reais.

 

Isso atende pedido da Frente Parlamentar da Agropecuária 

 

No início deste mês de maio, foi sancionado o Projeto de Lei do Congresso que destinou 868 milhões e 500 mil reais para equalização de juros no crédito rural.

A nova verba anunciada pelo secretário Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, servirá para complementar o investimento relacionado a safra 2021/2022, que se encerra em junho.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal do Paraná, Sérgio Souza, destacou que depois de muito diálogo do setor com o governo federal foi possível a de uma suplementação que, desta forma, abrirá possibilidades de investimentos para a em todo o país.

Ele explicou que houve um aumento da taxa de juros com a intenção de controlar a inflação, e isso fez com que o Plano Safra consumisse mais rapidamente os recursos, que foram endereçados exatamente, para a equalização de juros.

Também na semana passada, deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária e técnicos do Ministério da Agricultura estiveram reunidos com o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, para ressaltar a importância do Plano Safra para a cadeia produtiva no Brasil.

O deputado Sérgio Souza garantiu que sem o Plano Safra a possibilidade de crédito ficaria inviabilizada e não seria possível produzir com segurança nesse país.

Por sua vez, a ex-ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina, mencionou que é vitória de toda a bancada que lutou para a aprovação e tem trabalhado de forma contínua para o sucesso do agro brasileiro e do desenvolvimento do país.

Já o ministro da Agricultura, Marcos Montes, reforçou que a suplementação é de grande utilidade para o Plano Safra 2021/2022 e com indicativos muito fortes para que o país tenha um Plano Safra 2022/2023 muito robusto.