Conectado com

Agricultura

Área Experimental da Unioeste será enfocada em A Personalidade de Semana

Os professores/doutores Emerson Fey, Vanda Prietrowski e Edleusa Seidel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, estarão em “A Personalidade da Semana”.

Profissionais da área de ciências agrárias, eles vão discorrer sobre vários assuntos ligados a agropecuária e a estrutura de aulas práticas que a instituição coloca a disposição dos acadêmicos.

Nesse contexto o ponto central é a Área Experimental localizada no município de Entre Rios do Oeste, onde são feitos os mais diversos  experimentos agrícolas para servir de base à toda classe produtiva.

Em uma parte da entrevista, a doutora especialista em solos, Edleusa Seidel, falará sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Mandioca e Agricultura Sustentável…

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Proagro passa a cobrir prejuízos causados pela cigarrinha do milho

Os produtores rurais com perdas de produtividade do milho devido às doenças sistêmicas transmitidas pela cigarrinha poderão acessar o Proagro – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária – de acordo com o Comunicado o Banco Central, divulgado recentemente.

 

 Quem teve o pedido negado, por exigir revisão

 

Produtores que realizaram o pedido da perícia do seguro de 1º de julho de 2020 até os dias atuais e eventualmente receberam uma negativa, podem agora pedir revisão.

O comunicado destaca que o produtor receberá a cobertura do Proagro já que não existe, atualmente, “método difundido de combate, controle ou prolaxia, que seja técnica e economicamente exequível”.

O manejo de combate à praga é feito por meio do tratamento de sementes, defensivos químicos e biológicos, cultivares menos sensíveis ao enfezamento, além do controle da cultura pós-colheita, no entanto, não existe uma medida curativa e os métodos isolados têm pouco efeito.

Os agentes financeiros acreditavam que existia um controle eficaz, entretanto, como ficou constatado, além de não ser eficaz, ele é muito caro.

As entidades representativas do setor pediram uma revisão desse entendimento pelo Banco Central, que acatou.

A informação é de Jefrey Albers, coordenador do departamento técnico e econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

Ele disse ainda que o Banco Central recomenda, ainda, que os agentes do Proagro façam a revisão de eventuais indeferimentos de pedidos de cobertura de operações de 1º de julho de 2020 até os dias atuais, “caso tenham sido motivados pelo entendimento de que as perdas decorrentes da presença de cigarrinha nas lavouras de milho não seriam amparadas pelo programa”.

Todos que entraram com o pedido, que eventualmente tenham sido negados, poderá pedir revisão.

A decisão é válida não só para o Paraná, mas para todo o Brasil.

Na avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, essa medida é positiva e muito importante para o produtor rural, que pode ter perdas de até 80% da produção em casos de ataque severo.

 

Continue Lendo

Agricultura

Safra de inverno vai se aproximar 8 milhões de toneladas

Seis culturas terão elevação na produção na safra 2020/21

 

O Brasil se prepara para uma boa safra das culturas de inverno conforme o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento, o qual  aponta que  pelo menos seis culturas (aveia, centeio, trigo, triticale, cevada e canola.)  terão aumento de produção, mantendo a área plantada da safra anterior.

Juntos os grãos somam uma produção de quase 8 milhões de toneladas.

No ciclo anterior foram cerca de 7 milhões e meio  de toneladas.

O trigo, a principal delas, vai ter um incremento de produção de 2,2%, com uma safra esperada de 6 milhões 371 mil   toneladas.

As primeiras lavouras já estão sendo implantadas em algumas regiões do país, com destaque, nesse momento, para o cultivo de trigo no Centro-Oeste, especialmente em manejo de sequeiro, no Distrito Federal e em Goiás.

As condições climáticas estão favoráveis à formação das lavouras, apresentando adequado acúmulo de umidade no solo para germinação e emergência das sementes.

O cultivo deve se estabelecer por quase todas as regiões brasileiras, com destaque para a produção no Sul,  principalmente Paraná e Rio Grande do Sul ;  Sudeste  com São Paulo e Minas Gerais  e  o Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso do Sul e Goiás.

O destaque fica por conta do Rio Grande do Sul que vai expandir sua produção, contando com um clima melhor do que na safra passada.

Continue Lendo

Agricultura

Inscrições para sementes de aveia em Mercedes somente até hoje

A Administração Municipal de Mercedes, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, está com inscrições abertas para interessados em adquirir sementes de aveia.

Até  esta sexta-feira (16) os agricultores podem apresentar sua manifestação de interesse por sementes.

O incentivo é oferecido a produtores que comercializam leite, cada produtor inscrito tem direito a receber até duas sacas de aveia.

Para  ser beneficiado, é necessário ter em dia o bloco de produtor rural, vacinação dos animais, cadastro atualizado na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná  e não possuir débitos com a municipalidade.

Os produtores interessados devem comparecerem no Paço Municipal das 8  às 12  e das 13:30 às 17 horas e 30 minutos, ou entrar em contato por telefone.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.