Arion defende instalação de Delegacia da Mulher em Marechal Rondon

Na sessão desta semana do Poder Legislativo, o vereador Arion Nasihgil apresentou requerimento a ser encaminhado ao secretário estadual da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares. Arion reivindica a implantação de uma Delegacia da Mulher em Marechal Cândido Rondon.

Segundo ele, a unidade especializada é uma necessidade, diante do aumento de casos de violência contra a mulher.

Arion explica que o período de isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19 voltou a alertar as autoridades sobre o problema.

De acordo com estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de feminicídios no país aumentou consideravelmente nesta época, se comparado ao mesmo período de 2019.

Por exemplo, esse tipo de crime aumentou 46% no Estado de São Paulo. No Paraná, a situação não é diferente, onde a Secretaria de Estado da Segurança registrou crescimento de de 8,5% nos casos de violência doméstica no primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, havendo ainda um incremento de 12% no número de feminicídios consumados e tentados desde o início da quarentena. Há que se considerar, ainda, um alarmante número de outros crimes, como lesão corporal, ameaça e estupro.

Por outro lado, embora a violência contra as mulheres tenha aumentado, o número de registros policiais reduziram.

“Levando-se em conta que Marechal Cândido Rondon já possui população suficiente para a implementação de uma delegacia especializada, bem como considerando a necessidade de combatermos ainda mais efetivamente os crimes que covardemente atingem nossa população feminina, solicitamos a instalação de uma Delegacia da Mulher, o que contribuirá para a redução dos casos e uma maior proteção, aconselhamento e suporte para as mulheres da região”, argumenta Arion.

Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 03.06.2020