Arrastão contra a dengue está programado para este sábado no Loteamento Augusto

Índice de infestação do mosquito também está alto naquela região

Neste sábado, dia 27, será realizado mais um arrastão contra a dengue em Marechal Rondon. A Secretaria de Saúde definiu como local prioritário para a realização das atividades o Loteamento Augusto, tendo em vista o índice de infestação do mosquito estar está alto naquela região.

No decorrer desta semana, carro de som passará pela localidade, alertando os moradores para que façam a limpeza dos quintais e depositem lixo, materiais inservíveis, galhos e entulhos em frente às residências para que as equipes façam a recolha, no sábado. Agentes de endemias farão a entrega de sacos para que o lixo seja depositado.

Ao todo, serão mobilizadas cinco equipes, sendo elas, compostas por servidores do Setor de Endemias, cargos em comissão, além de representantes de entidades de classe.

ALERTA

Apesar de Marechal Rondon contar com apenas um caso confirmado de dengue em quase sete meses do novo ano epidemiológico, muitas notificações de larvas do mosquito estão sendo registradas. “Já fizemos os raios e eliminamos os focos encontrados, porém, se faz necessário o arrastão, para a eliminação de outros possíveis focos, que são encontrados em materiais que estão espalhados nas ruas ou na parte interna dos pátios de residências”, explica a coordenadora do Setor de Endemias, Solange Rohr.

Vale destacar também que, a precaução se faz necessária por conta de que os casos de dengue estão aumentando nos municípios da região. Em dois deles, já decretaram estado de epidemia. “Iniciaremos esse trabalho no Augusto e logo nas semanas seguintes daremos sequência em outros pontos da cidade. Com esse trabalho preventivo, iremos reduzir ao máximo a contaminação do mosquito Aedes aegypti, evitando assim, entrarmos em uma epidemia, como já ocorreu no ano passado”, relata a secretária de Saúde, Marciane Specht.

O Setor de Endemias realizou recentemente mais um Levantamento Rápido de Índices de Infestação (LIRAa) do mosquito da dengue.

No início do ano o índice era de 3,9% dos domicílios visitados, com focos do mosquito. Neste novo levantamento, o número é de 2,3%. Apesar da baixa, a infestação ainda preocupa, já que o Ministério da Saúde preconiza o índice do LIRAa em até 1% de forma satisfatória.

 

Fonte: Assessoria