Conectado com

Agricultura

Arrastão da dengue é feito em parte da área central de Marechal Rondon

Aconteceu no sábado (29) novo arrastão da dengue, promovido pela prefeitura municipal de Marechal Cândido Rondon, em parceria com diversos órgãos, entidades e voluntários.

O chefe do setor de endemias, Sergio Hadke, explica que o arrastão foi realizado em parte da área central da cidade, reunindo dezenas de pessoas.

O ultimo boletim confirmou que o município está com 481 casos confirmados de dengue: foram notificados 884 casos, sendo que 341 ainda aguardam resultado e 62 descartados.

O objetivo do arrastão, organizado pelo setor de endemias da Secretaria Rondonense de Saúde, foi de eliminar possíveis criadouros do mosquito e levar orientações de conscientização para a população, conforme explica Sergio Hadke.

Ouça entrevista

 

Agricultura

Adapar monitora abrigos de morcegos hematófagos na região

Os profissionais ligados a saúde animal no Estado foram colocadas em alerta após a Adapar publicar recentemente o surgimento de casos de raiva animal em algumas regiões.

No caso da Adapar em Marechal Cândido Rondon, o médico veterinário Loreno Tafarel informa que há bom tempo não se registra casos de raiva animal, mas mesmo assim a unidade tem um mapeamento dos abrigos identificados de morcegos hematófagos, os causadores da raiva bovina, que a propósito pode ser transmitida para seres humanos, mas o monitoramento desses locais é constante…

 

Continue Lendo

Agricultura

Famílias bragadenses começam a receber produtos orgânicos e agroecológicos

Repasse iniciou ontem e será semanal

Por intermédio de parceria firmada pela Secretaria de Assistência Social e Cras de Pato Bragado com a Seab, desde ontem as famílias cadastradas nos programas sociais serão contempladas, semanalmente com alimentos do Programa Emergencial Compra Direta Paraná, instituído pelo Governo do Estado, em razão da pandemia do coronavírus .

Pelo programa e no período de três meses, a Associação de Produtores Orgânicos de Pato Bragado – Apop – que já atende a demanda da merenda escolar dos educandários do município, passa a disponibilizar às famílias do Cras, alimentos orgânicos certificados e agroecológicos, como hortaliças, legumes, frutas, temperos, panificados, complementos e polpa de frutas, contribuindo, assim no abastecimento de alimentos da população em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Para a secretária de Assistência Social, Ivanir Maehler, por meio do Programa Emergencial Compra Direta as famílias se mantêm com a garantia de gêneros alimentícios e saudáveis nas residências, estimulando ainda a produção e a renda dos produtores locais.

As famílias que terão o benefício serão aquelas com grau de vulnerabilidade e que foram avaliadas pela assistente social e se encaixam nos critérios estabelecidos pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Continue Lendo

Agricultura

Governo decreta estado de emergência fitossanitária para SC e RS por causa dos gafanhotos

Divulgação

Através de uma portaria publicada hoje no Diário Oficial da União o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária para Santa Catarina e Rio Grande do Sul por causa da nuvem de gafanhotos que se aproxima do Brasil.

O texto assinado pela ministra Tereza Cristina afirma que serão adotados um plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais.

O estado de emergência decretado hoje tem validade de um ano.

Os insetos chegaram na Argentina na última semana, no dia 17, depois de passarem pelo Paraguai.

Com os fortes ventos, o deslocamento dos gafanhotos é impulsionado.

As autoridades da cidade de Córdoba informaram pelo Twitter que estão monitorando a situação e que existe um protocolo de trabalho para ser ativado em caso de pragas.

As nuvens costumam acontecer quando o número de membros da população tem um salto exagerado e falta comida na região, fazendo com que todos saiam atrás de alimento.

Uma nuvem pode ter até 40 milhões de insetos, como informam as autoridades argentinas.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.