Conectado com

Geral

Assembleia aprova construção de Centrais Geradoras Hidrelétricas no Paraná

Projeto foi aprovado em três sessões pela maioria dos parlamentares

E o Paraná se prepara para a construção de 15 Usinas Hidrelétricas, sendo que duas delas vão afetar cinco cidades do extremo oeste do Estado. A autorização foi debatida nesta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa, em sessões extraordinárias.

O pedido é do Governo do Estado para que sejam construídas 15 Centrais Geradoras Hidrelétricas, que são pequenas usinas que utilizam da pressão da água para gerar energia. Duas dessas usinas afetam cidades da região de Cascavel.

Uma delas é a CGH Ouro Verde, no Rio Sapucaia, na Bacia do Piquiri. Ela vai atingir Corbélia, Braganey e Iguatu, e terá como empreendedor a empresa Ouro Verde Energética.

Outra usina é a CGH Rio Verde II, que será feita no Rio Verde, na Bacia do Paraná I, em Assis Chateaubriand e Jesuítas, e será construída pela empresa JCS Engenharia e Consultoria.

A usina Ouro Verde, na região de Corbélia, Iguatu e Braganey, terá uma barragem feita em alvenaria de pedras, com 70 metros de comprimento e um reservatório de 6,13 hectares, com 1,48 hectares de área alagada, 14.800 metros quadrados.

A potência de produção será pequena, de cinco megawatts. Para se ter uma ideia, a Usina de Salto Caxias, em Capitão Leônidas Marques, tem 1.240 MW de potência.

Já a usina Rio Verde II, em Assis Chateaubriand e Jesuítas, terá quatro metros de altura. A área de formação do reservatório será de 2,7 hectares, com 1,4 hectares de alagamento, ou seja, 14 mil metros quadrados. A potência dessa usina será de 1,4 megawatts.

O assunto gerou grande debate na Assembleia Legislativa do Paraná.

A ala contrária à aprovação foi de que a demanda não é urgente e que deveria haver debate maior devido aos impactos ambientais. A oposição também reclamou do envio em cima da hora da proposta, pois as licenças ambientais estavam prontas desde 2017, e o prazo para iniciar as obras está no limite.

Para os apoiadores, a proposta tem importância devido o aumento do potencial energético do Paraná e também o fomento econômico.

O projeto foi aprovado em três sessões pela maioria.

EPC / Catve

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Adetur inicia inscrições à 3ª etapa do 8º Circuito Regional de Cicloturismo em Pato Bragado

Dia 19 de maio será a vez do município de Pato Bragado receber os cicloturistas e apaixonados pelo pedal de toda a região.

É a 3ª etapa do 8º Circuito Regional de Cicloturismo – edição especial Caminhos do Iguaçu

As inscrições no 1º lote à R$ 100 + 10% da taxa de inscrição já estão abertas e são feitas por meio do site da Adetur Cataratas e Caminhos.

O local de concentração será o Centro de Eventos do Parque de Exposições de Pato Bragado.

Serão dois trajetos, um de 27 quilômetros e outros de 45 quilômetros que contemplam trilhas, rios, lagos, além das belezas do interior do município.

Haverá o sorteio de 4 bikes aro 29, além de diversos brindes de parceiros.

06h30 – Confirmação de inscrições e café da manhã (Obrigatório a apresentação de documento com foto para confirmação da inscrição realizada via boleto bancário)

8h15 – Concentração

08h30 -Saída

12 horas – Almoço e sorteio de brindes

O evento é uma promoção da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) e a organização e realização está por conta da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pato Bragado e grupos de ciclistas da região.

 

Com Assessoria

Continue Lendo

Geral

Copagril promoverá Seminário de Suinocultura dias 24 e 25 de abril

A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizará, nos dias 24 e 25 de abril, o evento: Seminário de Suinocultura 2024, que terá por local o Salão Social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon.

O encontro é voltado para associados da Copagril que trabalham no sistema de integração da Cooperativa e tem o propósito de difundir conhecimentos atualizados sobre manejo visando ao aumento dos resultados na suinocultura.

Em ambos os dias, o público presente terá oportunidade de assistir à palestra do professor da Universidade Federal do Paraná, Geraldo Camilo Alberton, que abordará o tema: “Reprogramando a mente para explorar o máximo da saúde e do desempenho dos suínos”. Também haverá participação de Rafael Cesar Bertol, que abordará o tema: “Cuidados com os suínos no inverno para o melhor resultado.

Após as explanações, a Copagril oferecerá uma premiação aos produtores que tiveram melhor performance em produtividade suína no ano de 2023.

Programação

Considerando as diferentes etapas do sistema produtivo, o Seminário de Suinocultura terá programação específica para cada fase:

Dia 24 de abril:

ÀS 08h30  Seminário voltado para os produtores de UPD;

Às 13h30  Seminário voltado para os produtores de Creche;

Dia 25 de abril:

Às 08:30  Seminário voltado para os produtores de Terminação.

O seminário em questão é somente para integrados, e os convites serão feitos pelos técnicos.

 

Fonte: Assessoria Copagril

Continue Lendo

Geral

Toledo recebe reconhecimento federal de emergência devido à dengue

Toledo e mais cidades do Paraná receberam nesta segunda-feira (15), o reconhecimento da Defesa Civil Nacional de situação de emergência. A medida ocorre porque os municípios têm um aumento significativo no número de casos de dengue.

A portaria oficial com a classificação de emergência foi publicada no Diário Oficial da União. Além de Toledo, a lista conta com os municípios de Barracão; Cruzeiro do Iguaçu; Goioerê; Pato Branco; Morretes; e Vera Cruz do Oeste. Além das sete cidades mencionadas, outros 129 municípios paranaenses

Com o reconhecimento da Defesa Civil, as prefeituras podem pedir recursos ao Governo Federal para ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Número de casos no Ano Epidemiológico em Toledo

Conforme o último boletim divulgado pela Prefeitura de Toledo em relação à dengue, na última sexta-feira, 12. No momento, são 3.097 casos confirmados no ano epidemiológico. Infelizmente sete pessoas faleceram em decorrência da dengue no período.

Os cinco bairros com o maior número de casos são Jardins Europa/América (555), Jardim Facchini (215), Jardim Coopagro (212), Jardim Panorama (198) e Centro (182). O número de confirmações pode ficar ainda maior, pois há 718 pacientes aguardando resultados de exames.

 

Fonte: Toledo News

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.