Conectado com

Geral

Assembleia aprova uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos no Paraná

Medida de prevenção ao coronavírus ainda precisa passar por novas votações em plenário antes de entrar em vigor.

O uso de máscaras em ambientes públicos será obrigatório no Paraná. A medida para evitar a propagação do novo coronavírus foi aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (22). Três projetos de lei que tratam sobre o tema foram anexados e ainda passarão por novas votações em plenário antes de entrar em vigor.

Um dos projetos de lei, o 247/2020, apresentado em conjunto pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia, Tercílio Turini (CDN) e Alexandre Curi (PSB), prevê que a utilização de máscaras será obrigatória em qualquer ambiente coletivo, mesmo que a céu aberto, como vias públicas, transporte coletivo, parques, comércio, repartições públicas, instituições bancárias e estabelecimentos similares. “Aqui na Assembleia mesmo, todas as pessoas são obrigadas a usar máscaras e nós queremos estender essa obrigação para todos os paranaenses. A pessoa, além de poder se proteger, ela vai proteger as outras pessoas”, ressaltou Romanelli.

O texto foi embasado nas recomendações das autoridades de saúde nacionais e internacionais, que têm alertado a população sobre a importância das medidas preventivas e protetivas. “Ela é, segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, o melhor instrumento para evitar a propagação do coronavírus”.

As máscaras previstas no PL para a população em geral podem ser caseiras, seguindo as orientações da Nota Informativa 3/2020, do Ministério da Saúde. Já os modelos descartáveis deverão estar disponíveis para utilização de profissionais da área médica. A medida ficará em vigor enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de COVID-19.

Trabalhadores – Já o projeto de lei 232/2020, do deputado Douglas Fabrício (CDN), não apenas obriga a utilização da máscara, mas também determina que estabelecimentos públicos, industriais, comerciais e bancários com 30 funcionários ou mais terão que fornecer os equipamentos de proteção individual aos seus colaboradores. Além da máscara, o PL prevê ainda a oferta de luvas de proteção e locais para higienização das mãos com água corrente e sabonete líquido ou pontos com álcool gel a 70%.

Na justificativa do projeto, o deputado explica que a proposta tem como objetivo proteger os trabalhadores que não tiveram suas atividades suspensas em meio a pandemia da COVID-19.

A proposta do deputado Michele Caputo (PSDB) no projeto de lei 254/2020 amplia o que já estava proposto no PL do deputado Douglas Fabrício (CDN) e impõe o uso e o fornecimento gratuito de máscaras para todos os trabalhadores ou servidores públicos que prestem atendimento direito ao público, independentemente do número de funcionários.

Caputo justifica que “a pandemia do Covid-19 é uma situação de emergência em que o empregador deve adaptar à rotina de trabalho do empregado os equipamentos de proteção individuais necessários à proteção da saúde e segurança no ambiente de trabalho”.

Tramitação – As três propostas tiveram a constitucionalidade aprovada conjuntamente na primeira votação em plenário nesta quarta-feira. O relator dos projetos na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Paulo Litro (PSDB), apresentou um texto substitutivo geral para unificação dos três projetos em uma proposta única. “‘É um projeto que tem origens diversas, mas esse é um projeto da Assembleia Legislativa diante da extrema importância e tenho absoluta certeza de que se nós adotarmos a máscara de barreira nós vamos reduzir muito a transmissão e ao mesmo tempo a contaminação pelo coronavírus no Estado do Paraná”, alertou Romanelli. O substitutivo geral que unifica as propostas ainda precisa passar por novas votações em plenário.

Fonte: ALEP

Geral

Inauguração da quadra coberta de Novo Horizonte é reagendada para este sábado

Investimento da prefeitura rondonense na obra soma cerca de R$ 880 mil

 

A inauguração da Quadra Coberta Darcy Blöedorn, que é o novo espaço esportivo da Escola Municipal Professora Júlia Wanderley, do distrito de Novo Horizonte, que estava marcada para acontecer no dia 04, foi remarcada para este sábado (11), às 9h.

A obra era um pedido antigo da comunidade escolar, atendido pela administração municipal de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Educação, que investiu em torno de R$ 880 mil na estrutura, provenientes de recursos próprios.

O nome da quadra, Darcy Blöedorn, é uma homenagem instituída pela Lei Municipal nº 5.506, de 03 de abril de 2024. Darcy alcançou grande destaque em equipes esportivas do distrito, fez muitos amigos em sua trajetória, ficando conhecido como “Aritana”. Darcy faleceu em 23 de abril de 1985, três dias antes de completar 27 anos.

Além de autoridades municipais, devem participar do ato de inauguração membros da comunidade de Novo Horizonte e, em especial, pais, alunos e colaboradores da escola municipal beneficiada.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Assessoria

Continue Lendo

Geral

Agência do Trabalhador de Marechal Rondon estará fechada na tarde desta quinta-feira

Colaboradores participarão da Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, na Acimacar

 

O diretor da Agência do Trabalhador/SINE, de Marechal Cândido Rondon, Sérgio Marcucci, comunica que o órgão estará fechado na tarde desta quinta-feira (09), em virtude da participação dos colaboradores na Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná. O atendimento voltará ao normal na sexta-feira (10).

A Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, que é coordenada por Marcucci, acontecerá na Acimacar com um número recorde de inscritos, que preencheram todas as vagas. Realizada pela Câmara Técnica de Empregabilidade do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), o evento marca um novo momento no cenário que desafia a indústria.

Marcucci destaca que a missão da conferência é oportunizar um ambiente de interação dinâmica, com troca de experiências e informações relacionadas às diferentes abordagens da empregabilidade na região Oeste. “Será abordada, ainda, sobre a importância de identificar profissionais da área de recursos humanos, que estejam dispostos a colaborar com a rede interativa de trocas de informações e desenvolvimento de gestão estratégica”, destaca o coordenador.

Outro ponto importante, segundo ele, é apresentar elementos e subsídios para a gestão estratégica de recursos humanos a partir do perfil e das expectativas dos colaboradores, no tocante à configuração do ambiente e das relações de trabalho, no sentido de despertar o engajamento e permanência nas empresas.

O evento contará com a apresentação de números resultantes de pesquisas realizadas com mais de 1,5 mil pessoas, formatado para propor a discussão de três principais temas, sendo que o participante precisa optar por um deles.

Estarão em pauta os eixos: “Papel da Liderança na Segurança Psicológica”, com Néia de Bortoli; “Felicidade no trabalho: Impacto da Relação Líder e Liderado”, com Laís Raycik; e o tema “O Engajamento com a Cultura da Empresa e o Impacto na Rotatividade e Absenteísmo”, com Paulo Vitor. Uma mesa redonda e uma palestra final com Daniela Diniz também vão compor o evento.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Marechal Rondon está com 2.727 casos confirmados de dengue

Boletim divulgado nesta quarta-feira (08) pela Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, confirma que o município está com 2.727 casos confirmados de dengue.

Até agora 02 óbitos constam nos registros da Secretaria Estadual de Saúde.

O primeiro falecimento ocorreu em 30 de março e se refere a um homem de 79 anos, que apresentava hipertensão e diabetes.

O segundo foi registrado em 29 de abril, de um homem de 77 anos, que tinha hipertensão, gordura no sangue e câncer de próstata.

No total foram 6.248 notificações e 1.857 casos descartados de dengue.

 

Assessoria 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.