Rádio Difusora do Paraná

Assembleia discute a partir de hoje a aplicação da dose complementar contra Covid-19

Estado  poderá ser o único do País  com legislação a esse respeito

 

Os deputados estaduais iniciam a análise, nas sessões plenárias nesta segunda-feira, do projeto de lei  que regulamenta a aplicação, quando necessária e autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ,  da dose complementar da vacina contra a Covid-19, para a efetividade da imunização da população paranaense.

O projeto   tramita com um substitutivo geral apresentado durante análise na Comissão de Constituição e Justiça  pelo relator da matéria, deputado Nelson Justus .

Pela proposta, as doses complementares respeitarão a forma e a ordem pré-estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização – PNI e pelo Plano Estadual de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde.

Com o aval da Anvisa para a aplicação de dose complementar, caberá à Secretaria de Estado da Saúde a recomendação e aplicação da vacina, bem como definir o caráter periódico, caso haja essa necessidade.

A  proposta é importante para que o Estado tenha uma legislação sobre a aplicação de doses complementares e assim, saindo na frente em uma questão de tamanha importância,  o Estado  poderá ser o único  com uma lei a esse respeito.

O  secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que no próximo dia 15, quarta-freira,  o Paraná deve receber doses de vacina para a aplicação do reforço em idoso com idade acima de 70 anos e imunossuprimidos , ou seja, pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido e vulnerável a infecções, conforme nota técnica do Ministério da Saúde.

De acordo com dados da Sesa, o Paraná já vacinou mais de 90% da população adulta com pelo menos uma dose e 32,68% da população está com a imunização completa.