Política
Assembleia recua e desiste de reajuste parcelado para servidores de todos os poderes

Publicado em:
Pressionada pelo Judiciário e o Ministério Público, a Assembleia Legislativa recuou e desistiu de estender aos servidores desses poderes e do Tribunal de Contas (TCE), o parcelamento até 2022 do reajuste salarial proposto pelo governo para os funcionários do Executivo.
Com isso os deputados devem votar nos próximos dias a reposição integral.
Com isso, os deputados devem votar, nos próximos dias, a reposição integral de 4,94% relativa à inflação de maio de 2018 a abril de 2019, retroativo a maio deste ano para os servidores do Tribunal de Justiça, MP e Tribunal de Contas, mantendo os projetos originais encaminhados à Casa por esses poderes.
Já para os servidores do Executivo, os parlamentares devem manter a proposta do governo de reajuste de 5,00% parcelado até 2022, com o pagamento de 2% em janeiro do ano que vem, 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022.
Na semana passada, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) afirmou que a Casa apresentaria um substitutivo para aplicar à data-base dos funcionários do Judiciário, MP, TCE e do próprio Legislativo, o mesmo modelo de reajuste proposto pelo governo para os funcionários do Executivo.
Hoje, porém, após uma série de reuniões com integrantes da cúpula do TJ e do Ministério Público e com servidores desses órgãos, o presidente do Legislativo mudou de discurso e admitiu que a Casa deve manter os projetos originais desses poderes, com reajuste integral e pagamento retroativo a maio, restringindo o parcelamento apenas aos servidores do Executivo.
O argumento é de que os recursos para a reposição já estão previstos nos orçamentos do Judiciário, MP e TCE, que têm autonomia financeira.

Política
Deputado Hussein Bakri entrega daqui a pouco novos beneficios em Pato Bragado

Publicado em:
O deputado estadual e líder do Governo na Assembléia Legislativa, Hussein Bakri, está cumprindo agenda desde ontem na região Marechal Cândido Rondon.
Ontem, o parlamentar foi recepcionado por autoridades municipais e uma das pautas, foi vistoriar as obras de construção da nova sede do Batalhao de Policia de Fronteira.
Daqui a pouco, Hussein Bakri terá agenda em Pato Bragado, quando repassará uma VAN para o transporte de pacientes, e entregará um gerador de energia para o Hospital Filantrópico Capriotti.
Ainda neste final de semana, Hussein Bakri estará em Mercedes, para prestigiar a programação de abertura da festa dos 31 anos de emancipação, com o tradicional café colonial que acontece hoje e amanha.
Geral
Deputado Zeca Dirceu comenta sobre o Minha Casa Minha Vida para Marechal Rondon

Publicado em:
Deputado afirmou que está lutando em Brasilia, para conseguir novas moradias para a população rondonense
O deputado federal Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara dos Deputados, afirmou nesta quarta-feira, que está articulando em Brasília para que o município de Marechal Cândido Rondon receba moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Ele afirmou que o trabalho é para garantir os recursos para a construção dessas casas em Marechal Rondon, diante da necessidade de ampliar o número de moradias no município.
A meta do programa é contratar, até 2026, 2 milhões de moradias pelo Brasil, entre novas obras e construções que estavam paradas, destinadas às famílias de baixa renda.
Nessa atual fase, os empreendimentos estarão mais próximos às regiões comerciais, serviços e equipamentos públicos e com melhor infraestrutura no entorno.
O deputado Zeca Dirceu relembrou que o programa habitacional, além de garantir moradias para as populações de baixa renda, gerou empregos na contrução civil e em outras áreas.
Ele lembrou que o “Minha Casa, Minha Vida” entregou 4,3 milhões de moradias entre 2009 e julho de 2019, e agora o programa foi retomado, resultando também na criação de milhares de empregos.
Zeca Dirceu afirmou que Marechal Cândido Rondon é uma das cidades prioritárias na atuação parlamentar e na busca de recursos junto ao governo federal.
O deputado destacou que além deste investimento, incluiu Marechal Cândido Rondon no Programa Mais Médicos e o município receberá 6 profissionais para atuarem no SUS.
Geral
Secretário de Saúde do Paraná e deputado Hussein Bakri estarão na sexta-feira em Pato Bragado

Publicado em:
Expectativa é de que eles anunciem novos recursos para a saúde bragadense
O vice-prefeito de Pato Bragado, John Nodari, cumpre agenda nesta semana no Governo do Estado, em Curitiba, onde conseguiu avanços importantes em prol do desenvolvimento do município.
Representando o prefeito Leomar Rohden, o Mano, John Nodari participou de audiência com o deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Hussein Bakri, o qual intermediou uma agenda com o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, na busca de mais recursos para a área da saúde.
Beto Preto se comprometeu em visitar Pato Bragado, para conhecer a estrutura da saúde no município, e na oportunidade, anunciar novos investimentos.
O encontro está agendado para amanhã, sexta-feira, no gabinete da prefeitura municipal, em um café com a presença de autoridades e lideranças locais: será a primeira vez que Beto Preto visitará Pato Bragado.
Acompanha o vice-prefeito John Nodari em Curitiba, o secretário municipal de Industria e Comércio, Volmir Wollmann, e o coordenador do Departamento de Tecnologia do município, Maicon de Oliveira.