Atenção Primária da 20ª Regional capacita servidores da saúde de Pato e Entre Rios

Por ações cada vez mais eficientes na saúde preventiva, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado promoveu, com profissionais de Atenção Primária da 20ª Regional de Saúde de Toledo, a capacitação dos profissionais do município, como também de Entre Rios do Oeste, diretamente envolvidos na rede de atenção básica de saúde.

Foram dois encontros, o primeiro no qual participaram a diretora do departamento de Atenção Básica, Cristina Lagemann, enfermeiras da atenção básica dos municípios em questão, conduzido pela enfermeira da 20ª Regional de Saúde, Thaisi Aparecida Leandro e a gerente do Modelo de Atenção às Condições Crônicas , Ana Paula Johan.

O Modelo de Atenção  é um ponto de apoio às unidades de atenção primária a saúde, no qual os usuários com comorbidades como diabetes, hipertensão, além de gestantes e crianças recebem atendimento de uma equipe multiprofissional especializada, quando encaminhados pelo município.

Na oportunidade, tendo em vista a mudanças ocorridas no perfil das gestantes, desde a implantação da rede materno-infantil, foram apresentados os novos critérios referentes à Linha de Cuidado Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde que tem como finalidade a organização da atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

De acordo com os novos critérios, a redução da mortalidade materno-infantil, em especial, a materna é resultado de diversas ações, tais como a organização dos processos de atenção, acolhimento precoce das gestantes no pré-natal, estratificação de risco e vinculação da gestante, conforme estratificação de risco, ao hospital mais adequado para atender o seu parto, bem como o processo de capacitação dos profissionais de saúde.

Num segundo encontro, a coordenadora de Saúde Mental, Simone Longo Zelnh reforçou a missão, visão e valores da gestão articulada da rede de atenção psicossocial.

A estratificação de risco em saúde mental, planos de cuidados dos casos e os impactos na saúde mental decorrentes da pandemia foram assuntos discorridos na ocasião.

Para tanto, estiveram presentes a diretora do departamento de Saúde, Neusa Inês Schirmann, equipes técnicas do Cras, Creas, como também a psicóloga da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura.

A partir de agora serão realizados novos encontros para planejar o fluxograma de atendimentos e encaminhamentos.