Com parte do protocolo a ser cumprido pelo Estado no processo de reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação, está ocorrendo a etapa de atualização dos rebanhos, procedimento que substitui as campanhas anuais de vacinação dos bovinos e búfalos.
Alem da busca do reconhecimento de área livre, a Adapar faz questão de alertar que, por conta da pandemia do coronavirus, os abates foram suspensos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao passo que, aqui no Paraná continuam normalmente em todos os frigoríficos.
Para os técnicos da Adapar é hora de demonstrar que a Região Oeste e o Paraná cuidam da sanidade do seus rebanhos e isso permite a continuidade da exportação.
Outro fator que precisa ser levado em consideração, é que a atualização vai evitar transtornos ao produtor no momento da necessidade da GTA para o transporte de animais.
Na unidade veterinária da Adapar local, que reúne os municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Mercedes e Quatro Pontes, são 3.366 produtores e desses, 918 atualizaram seus rebanhos até agora, ou seja, apenas 27,27% .
Marechal Cândido Rondon; dos 1.877 produtores, 515 atualizaram; 27,44%.
Entre Rios do Oeste: 275 produtores; 46 atualizaram; 16,73%
Pato Bragado: 302 produtores; atualizaram 103 ; 34,11%
Mercedes: 527 produtores ; atualizaram 142 ; 26,94%
Quatro Pontes : 385 produtores; 112 atualizaram ; 29,09%.
O médico veterinário Loreno Tafarel reafirma a importância de que os produtores não deixem para atualizar os números na ultima hora e menciona a questão da Guia de Transporte Animal…..
A Copagril, visando contribuir com as atualizações está com os formulários em suas lojas agropecuárias, onde o produtor poderá preencher e assinar o documento que a própria cooperativa encaminhará para a Adapar.