Conectado com

Geral

Atualmente disponíveis em Marechal Rondon, doses da H1N1 podem ser direcionadas a outros municípios

Vacina pode ajudar a conter a H3N2

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon orienta os munícipes que por algum motivo deixaram de tomar a vacina da H1N1 (contra a gripe) no ano passado, a procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para serem vacinados.

O imunizante é composto pelos vírus H1N1, H3N2 e a cepa B.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, em torno de quatro mil doses da vacina H1N1 de 2021 estão disponíveis em Marechal Rondon para serem aplicadas nos cidadãos que não tomaram a vacina no ano passado. Por sua vez, quem foi vacinado contra a H1N1 no último ano deve aguardar a vacina a ser liberada neste ano pelo Ministério da Saúde.

Remanejamento

Embora as doses permaneçam disponíveis em Marechal Rondon, existe a possibilidade de que as quantidades restantes sejam direcionadas a outros municípios para vacinar mais pessoas, mesmo porque o imunizante está dentro do prazo de validade.

Considerando que o Brasil atravessa um surto de Influenza H3N2 e que alguns casos já estão registrados na 20ª Regional de Saúde, que abrange Marechal Rondon, é essencial que os rondonenses que ainda não receberam a vacina da gripe busquem a imunização.

Vale destacar que nenhum caso está atribuído a Marechal Rondon.

Unidades de Saúde

A vacina pode ser encontrada nas unidades de saúde da sede e dos distritos, exceto em Bom Jardim e São Roque.

Nesses últimos casos, a recomendação é de que a população se desloque às unidades de saúde de Iguiporã e de Margarida.

O atendimento nas salas de vacinação das unidades ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Para receber a dose, basta apresentar documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação.

Oimunizante é aplicado em todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.

Contágio

A transmissão da doença é considerada comunitária, ou seja, o contágio entre as pessoas acontece em um mesmo ambiente, sem possibilidade de saber a origem.

Geral

Marechal Rondon sedia capacitação do Proesporte nesta quarta-feira

Os representantes de projetos classificados ao Proesporte estão convidados a participar de um treinamento sobre o fluxo de trabalho, com a finalidade de realizarem uma boa gestão durante a execução do projeto. A capacitação acontecerá às 9h de quarta-feira (24), na Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon).

A participação é aberta a todos os interessados no programa. Já as entidades selecionadas devem estar representadas, tendo em vista a entrega do “Selo do Proesporte” e da assinatura do termo de compromisso.

De Marechal Rondon, estão convocadas à capacitação a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Asseamal, Arbad e Estela Schneider Stoef. Dirigentes de entidades de outros municípios igualmente estarão presentes.

As inscrições à reunião devem ser feitas pelo endereço https://forms.gle/vKtip94RxuyYyCga7.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Morador de Nova Santa Rosa morre ao descer do carro

Ele estava em Guaíra voltando para Nova Santa Rosa no início da tarde de hoje.

Gilberto Gall de aproximadamente 45 anos, morador do distrito de Planalto do Oeste em Nova Santa Rosa morreu na tarde de hoje, terça-feira (23) no pátio do Posto Sabiazinho as margens da rodovia BR 163, município de Guaíra, ele retornava de Guaíra e parou para almoçar no restaurante do posto, Gilberto morreu ao descer do carro.

Acredita-se que possa ter ocorrido um AVC, ou até mesmo um infarto fulminante, somente após o corpo ser encaminhado para o IML a causa da morte será oficializada, através dos exames de necropsia.

Polícia Civil, IML e PRF estão no local, o vice-prefeito Noedi Hardt foi levar a família até o local, são vizinhos e amigos.

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

Geral

Com aumento de casos de dengue, Pato Bragado entra em epidemia e cobra fumacê.

Foto: Assessoria

Os números estão elevados

 

Diante de todas as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para controle da do mosquito Aedes aegypti, os números estão elevados, alarmantes e confirmam uma epidemia de dengue em Pato Bragado.

Quando as ações dos municípios se tornaram insuficientes diante do mosquito, um pequeno inimigo, mas com consequências desastrosas no organismo, o Governo do Estado solicita ao Ministério da Saúde que faça a aplicação especial de inseticida a Ultra Baixo Volume (UVB), conhecida popularmente como fumacê.

Trata-se de uma fumaça com baixas doses de um inseticida que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos, presentes na região.

O pedido de envio do fumacê já foi feito por parte da Secretaria de Saúde e será enviado à 20ª Regional de Saúde.

Portanto, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado aguarda a vinda do fumacê ou uma atitude do Governo do Estado, diante da escalada de casos.

A aquisição do inseticida específico para o combate à dengue é feita pelo Governo Federal, que adquire de indústria internacional, pois não é de fabricação nacional. Posteriormente é repassado aos estados e, assim, aos municípios.

No entanto, Governo Federal está com dificuldades para aquisição e, consequentemente, o repasse também está afetado.

A falta de aquisição do inseticida não é única e exclusiva do município. Há uma hierarquia para aquisição que precisa ser respeitada. Como muitos municípios, Pato Bragado também sofre com a falta de inseticida e todas as medidas cabíveis por parte da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo tomadas.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita à população para que também faça a sua parte. Cuide dos quintais, não deixe água parada e faça uso constante de repelentes e inseticidas domésticos.
Qualquer sintoma, deve-se procurar atendimento médico.

 

Com assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.