Conectado com

Geral

Aulas na rede municipal de Pato Bragado iniciam segunda-feira

As aulas na Escola Municipal Marechal Deodoro e Centro Municipal de Educação Infantil Gotinha de Mel  em Pato  Bragado iniciam na  próxima dia 8.

Em cumprimento ao calendário escolar, no entanto, as atividades começam amanhã,  quarta-feira,  com a Formação Continuada que segue na quinta-feira , no auditório do educandário, com participação dos  professores, professores de educação infantil e equipes pedagógicas dos dois educandários, das 7:40 às 11:40 e das 13 às 17 horas.

Serão ministrados os seguintes cursos, com respeito aos protocolos de contenção da pandemia de Covid-19:  Pensamento Computacional na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: como trabalhar habilidades computacionais, sem o uso do computador pelo pedagogo e pós-graduado em Novas Tecnologias na Educação e EAD.

O segundo curso será de Educação Empreendedora na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: habilidades necessárias antes, durante e depois da pandemia pela mentora em desenvolvimento humano organizacional, autora do método Fortuna Kids e do material de Educação Empreendedora do Sistema de Ensino Edubot.

Já o terceiro será o de Eletrônica e Eletricidade na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: habilidades essenciais em um mundo eletrificado.

O quarto e último será o de Apresentações como Ferramentas no Processo de Ensino Aprendizagem: oficina prática de criação de slides e apresentações dinâmicas e interativas.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid, os cursos focam em uma formação voltada para a realidade do uso das tecnologias como ferramenta pedagógica.

Essa realidade, segundo ele, tornou-se nítida com a pandemia de Covid-19 e as atividades remotas, perpassam a realidade mais ampla de uma sociedade profundamente atrelada ao desenvolvimento das tecnologias da informação.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Homem de 68 anos cai da escada e bate a cabeça em residência na Vila Gaúcha

Ele sofreu um corte e foi encaminhado para atendimento na UPA Marechal

 

Um rondonense de 68 anos foi vitima de acidente doméstico na manhã desta quarta-feira (23) em uma residência na rua Continental, bairro Vila Gaucha.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o homem que subiu em uma escada e sofreu queda, batendo a cabeça na calçada.

Ele sofreu um corte e foi encaminhado para atendimento na UPA Marechal: está consciente e num primeiro momento, o estado de saúde é satisfatório.

O rondonense de 68 anos será submetido agora a uma bateria de exames.

 

Continue Lendo

Geral

Vereadores defendem aquisição de estrutura para cirurgias urológicas pelo Ciscopar

Assessoria

Requerimento apresentado por vereadores rondonenses, solicita que a administração municipal incentive que o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Ciscopoar adquira equipamentos necessários para a realização de cirurgias urológicas a laser, em especial a fragmentação dos cálculos renais e ureterais altos.

O requerimento, aprovado ontem, é de autoria dos vereadores Rafael Heinrich,Pedro Rauber, Gordinho do Suco, Dionir Briesch, Suko, Neco, Paleta e Vanderlei Sauer.

Atualmente, os pacientes com diagnóstico de cálculos renais atendidos pelo SUS na área de atuação do Ciscopar passam por cirurgias mais invasivas, que exigem maiores cuidados e a permanência em internação hospitalar.

Já as cirurgias a laser são menos invasivas, exigindo menores cuidados pós-operatórios e sem necessidade de permanência em internamento hospitalar, pois a liberação do paciente ocorre no mesmo dia da cirurgia.

Um dos autores do pedido, o vereador Rafael Heinrich, fala da necessidade de melhor estrutura para este tipo de cirurgia……

 

Continue Lendo

Geral

Índios fazem manifestação nesta quarta-feira (23) em Guaira

 

Nova manifestação indígena está acontecendo na manhã desta quarta-feira (23) no município de Guaíra.

Cerca de 300 indígenas estão marchando, desde a área de aldeiamento até a sede do Ministério Publico Federal.

Dezenas de policiais, de diversas forças instaladas na fronteira, acompanham a manifestação, que até o momento transcorre de forma pacífica.

Foi apurado com a Policia Federal de Guaíra, que a manifestação é contra o projeto de lei que quer alterar a regulamentação dos processos de demarcação de áreas indígenas.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.