Conectado com

Geral

Autoridades de Toledo desabafam: tem muita gente passeando

Secretária Denise e médico Pedrotti sinalizam com endurecimento de medidas para respeito ao isolamento

 

Foi em tom de desabafo a participação da secretária de Saúde, Denise Liehl, e do médico Fernando Pedrotti, porta voz do Centro de Operações de Emergências (COE), no boletim sobre o coronavírus na noite desta quarta-feira (8). Diante do grande número de pessoas em circulação pela cidade, eles assinalaram que as medidas de fiscalização poderão ser arrochadas. Toledo tem 51 casos suspeitos, 47 descartados e apenas um caso positivo de Covid-19, enquanto três aguardam o resultado dos exames.

Denise Liehl foi enfática ao afirmar que tem muita gente passeando em Toledo, chamando as pessoas à responsabilidade diante do momento e anunciando que medidas mais enérgicas provavelmente precisarão ser tomadas. Segundo ela, o COE tem discutido diariamente esse cenário “e se você está passeando e levando seus filhos para entrar na loja de chocolate e não está preocupado, nós estamos, e estamos correndo para organizar serviços hospitalares para atender a comunidade.”

Denise aludiu às regras que podem ser endurecidas se a população não colaborar. “Não liberamos passeio. Liberamos para o que é extremamente necessário. Se precisar sair, faça um planejamento, faça o que tiver que fazer e volte para casa, esterilize os seus sapatos, lave bem as mãos e adote as medidas necessárias”, afirmou.

Denise Liehl assegurou que “medidas mais extremas poderão ser tomadas se os fatos nos provarem que a população não está entendendo a gravidade.” Ela lembrou que quinze equipes de fiscalização da prefeitura estão a campo orientando o comércio sobre as medidas, mas que se isso não surtir efeito, medidas mais radicais poderão ser tomadas.

“Estou extremamente decepcionado e preocupado. A gente vê uma parte da população não entendendo a gravidade da situação e os riscos de contaminação”, desabafou Pedrotti, comentando que viu fotos de gente apinhada em porta de agencia bancária, “não respeitando a orientação de que haja distância de dois metros entre uma e outra pessoa. Se estou ao lado das pessoas, quem respira próximo acaba inalando o vírus e se infectando”, disse, completando que é um otimista e não fatalista, mas que as medidas de precaução precisarão ser tomadas.

O médico foi mais alem assinalando que não irá titubear se tiver que defender medidas mais extremas no COE. Afirmando que não será omisso diante da possibilidade de um quadro agravado, com óbitos em Toledo, ele assegurou que diante da negligência “não quero juntar isso na minha biografia e principalmente na minha consciência”, afirmou. “A gente vai colher o que plantar, então, vamos nos isolar hoje para que estejamos com nossos familiares amanhã”, reforçou.

Ajustes

Durante o boletim, as autoridades de saúde anunciaram mudanças envolvendo estruturas de saúde, incluindo a suspensão do funcionamento das UBS da Vila Industrial, dos jardins Alto Panorama, Concórdia e Pancera. Os profissionais serão remanejados para o atendimento no Hospital de Campanha instalado no Instituto João Paulo II e em outras unidades que terão horários estendidos.

Fonte: Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de 20 anos morre após ser arrastada por cavalo

Foto: Oeste Agora

A menina e uma amiga passeavam a cavalo por uma estrada rural

Essa tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, quando Júlia Andryeli Nunes Lima, de 20 anos, sofreu um acidente enquanto passeava com a sua égua, Zara, na área rural de Dom Armando, Missal, na companhia de uma amiga, que montava outro cavalo.

Segundo relatos de testemunhas, Zara teria se assustado e disparou. Júlia teria ficado presa pelo pé no estribo e arrastada por mais de um quilômetro pela estrada de terra. Apesar da rápida resposta do SAMU, Júlia foi declarada morta no local.

A amiga que a acompanhava entrou em estado de choque e precisou ser internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. A Polícia Militar isolou o local do acidente até a chegada da equipe de perícia e remoção da Polícia Científica.

Júlia, morava em Sub Sede, Santa Helena e deixa para trás uma filha de dois anos, e sua memória será lembrada por todos que a conheceram e pelo carinho especial que tinha com a égua Zara, que fazia questão de compartilhar nas redes sociais.

 

Fonte:  Oeste Agora.

 

Continue Lendo

Geral

Igreja Congregacional do Brasil realiza Bazar dos Trocados amanha

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon realizará neste sábado, a 12° edição do Bazar dos Trocados, das 9 as 13 horas, na sede da igreja.

Serão comercializados roupas (masculino, feminino e infantil), calçados e utilidades doméstica com valor simbólicos, conforme destaca o vice-presidente de eventos da Igreja Congregacional do Brasil, Vanderlei Britzke…

 

Continue Lendo

Geral

Comunidade Show domingo no Primavera terá o projeto Brincando no Bairro

Neste domingo, inicia o roteiro do maior programa dos bairros e distritos de Marechal Rondon, o “Comunidade Show”.

O primeiro evento será no Jardim Primavera, tendo por local a Associação de Moradores, onde serão ofertados serviços gratuitos no horário das 9 da manha ao meio-dia, com o sorteio de muitos prêmios.

Para participar, basta estar no evento, preencher cupom e torcer.

Outro atrativo do “Comunidade Show” para domingo agora no Primavera, será a presença do projeto Brincando no Bairro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diversos brinquedos serão disponibilizados para a criançada no horário das 9 às 12, e das 14 as 19 horas, todos gratuitos, conforme comenta o secretario rondonense de esportes, Diogo Schneider, o Bolha…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.