Conectado com

Geral

Autoridades de Toledo desabafam: tem muita gente passeando

Secretária Denise e médico Pedrotti sinalizam com endurecimento de medidas para respeito ao isolamento

 

Foi em tom de desabafo a participação da secretária de Saúde, Denise Liehl, e do médico Fernando Pedrotti, porta voz do Centro de Operações de Emergências (COE), no boletim sobre o coronavírus na noite desta quarta-feira (8). Diante do grande número de pessoas em circulação pela cidade, eles assinalaram que as medidas de fiscalização poderão ser arrochadas. Toledo tem 51 casos suspeitos, 47 descartados e apenas um caso positivo de Covid-19, enquanto três aguardam o resultado dos exames.

Denise Liehl foi enfática ao afirmar que tem muita gente passeando em Toledo, chamando as pessoas à responsabilidade diante do momento e anunciando que medidas mais enérgicas provavelmente precisarão ser tomadas. Segundo ela, o COE tem discutido diariamente esse cenário “e se você está passeando e levando seus filhos para entrar na loja de chocolate e não está preocupado, nós estamos, e estamos correndo para organizar serviços hospitalares para atender a comunidade.”

Denise aludiu às regras que podem ser endurecidas se a população não colaborar. “Não liberamos passeio. Liberamos para o que é extremamente necessário. Se precisar sair, faça um planejamento, faça o que tiver que fazer e volte para casa, esterilize os seus sapatos, lave bem as mãos e adote as medidas necessárias”, afirmou.

Denise Liehl assegurou que “medidas mais extremas poderão ser tomadas se os fatos nos provarem que a população não está entendendo a gravidade.” Ela lembrou que quinze equipes de fiscalização da prefeitura estão a campo orientando o comércio sobre as medidas, mas que se isso não surtir efeito, medidas mais radicais poderão ser tomadas.

“Estou extremamente decepcionado e preocupado. A gente vê uma parte da população não entendendo a gravidade da situação e os riscos de contaminação”, desabafou Pedrotti, comentando que viu fotos de gente apinhada em porta de agencia bancária, “não respeitando a orientação de que haja distância de dois metros entre uma e outra pessoa. Se estou ao lado das pessoas, quem respira próximo acaba inalando o vírus e se infectando”, disse, completando que é um otimista e não fatalista, mas que as medidas de precaução precisarão ser tomadas.

O médico foi mais alem assinalando que não irá titubear se tiver que defender medidas mais extremas no COE. Afirmando que não será omisso diante da possibilidade de um quadro agravado, com óbitos em Toledo, ele assegurou que diante da negligência “não quero juntar isso na minha biografia e principalmente na minha consciência”, afirmou. “A gente vai colher o que plantar, então, vamos nos isolar hoje para que estejamos com nossos familiares amanhã”, reforçou.

Ajustes

Durante o boletim, as autoridades de saúde anunciaram mudanças envolvendo estruturas de saúde, incluindo a suspensão do funcionamento das UBS da Vila Industrial, dos jardins Alto Panorama, Concórdia e Pancera. Os profissionais serão remanejados para o atendimento no Hospital de Campanha instalado no Instituto João Paulo II e em outras unidades que terão horários estendidos.

Fonte: Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Continue Lendo
Publicidade

Geral

7 novas mortes por dengue são confirmadas em Cascavel

Foto: Catve.com

Da última semana para esta, município confirmou 3.018 novos casos, chegando a 22,7 mil

Sete novas mortes em decorrência de dengue foram confirmadas pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Cascavel, no oeste do Paraná. Os dados foram divulgados pelo secretário, Miroslau Bailak, na manhã desta quinta-feira (25).

Da última semana para esta, o município confirmou 3.018 novos casos da doença, chegando a 22,7 mil. Ao todo, são 19 óbitos. De acordo com o secretário, 25 mortes são investigadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

O secretário disse, com base na procura por atendimento da população, que o momento mais crítico da epidemia de dengue já passou no município.

“Quando estávamos no pico, nós chegamos a atender mais de 850 casos por dia. Hoje, nós estamos com menos de 300 [atendimentos por dia]. É uma queda bastante forte, que se acentuou muito na última semana”, afirma.

 

 

 

Redação Catve.com

Continue Lendo

Geral

Representantes do Sebrae e de outros municípios conhecem padrões do Compras Marechal

Aprender sobre os aspectos técnicos de elaboração, implantação e execução do Compras Marechal – Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico Local e Regional.

Este foi o objetivo com a visita de representantes de associações comerciais e das prefeituras de Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Aurora, Pato Bragado e de Vera Cruz do Oeste, além do Sebrae de Cascavel e Foz do Iguaçu, realizada nesta quarta-feira na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

Conforme Angélica Fonseca Weirich, consultora do Sebrae, a prefeitura de Marechal Rondon colocou em prática uma iniciativa considerada exemplo em nível de Paraná…..

 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura quer destinar área de 7 mil m² no Boa Vista para nova escola estadual

Foto: Assessoria

Objetivo é atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

 

O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 22/2024, que dispõe sobre doação de terreno do Município ao Governo do Paraná.

O objetivo é que na área de 7.192,70 m², localizada no bairro Boa Vista, seja construída uma escola pública estadual, evitando que alunos que residem naquela região precisem ser encaminhados ao Colégio Estadual Eron Domingues, localizado na área central da cidade.

Atualmente, cerca de 300 crianças são encaminhadas, por meio de transporte público, até este educandário.

Conforme o Projeto de Lei, se aprovado, a edificação do novo educandário deverá ser iniciada pelo Governo do Paraná no prazo máximo de dois anos, contados a partir da data da outorga da escritura pública de doação.

“A oferta de um espaço adequado para a construção de uma escola pública de ensino fundamental – anos finais, além de proporcionar a garantia de um atendimento adequado aos alunos daquela região, também representará um marco importantíssimo para a comunidade do bairro Boa Vista e para o Município como um todo, evidenciando o compromisso, tanto do governo municipal, quanto do governo estadual, com a educação pública e com o bem-estar dos cidadãos”, afirmou o prefeito Marcio Rauber na justificativa do Projeto de Lei, que começou a tramitar esta semana na Câmara de Vereadores.

 

 

Fonte: Assessoria / Cristiano Marlon Viteck 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.