Rádio Difusora do Paraná

Autoridades discutem ações do Ciscopar para melhorar atendimento na região

O prefeito de Toledo Beto Lunitti e a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná,  Cleci Loffi discutiram ontem  meios para ampliar a qualidade e a agilidade dos serviços de medicina especializada oferecidos pelo Ciscopar a pacientes de 18 municípios, os quais a mantêm mediante contribuição proporcional às suas respectivas populações.

Os repasses de Toledo respondem, em média, por 35% do total recebido pelo Ciscopar e no ano passado representaram  pouco mais de  13 milhões 297 mil reais, valor 14,13% menor que o de 2019 , redução motivada pelas restrições aos atendimentos impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Para 2021, a previsão é que este montante chegue a  14.097.872,73, o que representaria um aumento de  6,02%.

Lunitti apontou que o Ciscopar tem sido um dos “gargalos” do sistema público de saúde da região e se colocou à disposição para uma necessária reestruturação que faça diminuir a fila de espera por consultas e procedimentos de média complexidade.

Conforme Cleci Loffi, os pleitos de Toledo e dos demais municípios da região  serão apresentados em reunião preparatória à eleição da próxima diretoria da entidade marcada para 2 de fevereiro.