Rádio Difusora do Paraná

Autoridades e estudantes plantam mudas de árvores no parque de lazer de Porto Mendes

Ação integra a campanha “24 Milhões de Árvores Plantadas”, promovida pela Itaipu Binacional

 

Na tarde desta sexta-feira, dia 22, autoridades municipais, representantes da Itaipu Binacional e estudantes da Escola Municipal Comandante Luiz Augusto de Moraes Rego participaram de um ato no parque de lazer de Porto Mendes, que marcou o plantio de árvores no local.

A ação é uma iniciativa da Itaipu Binacional, que lançou a campanha “24 Milhões de Árvores Plantadas”, com a intenção de ampliar a área de proteção na margem brasileira do reservatório da usina. Atos semelhantes também acontecem nos demais municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. O objetivo é alcançar uma marca muito expressiva na margem brasileira: a de 24 milhões de árvores plantadas nas áreas protegidas no entorno do reservatório.

O engenheiro ambiental da prefeitura de Marechal Rondon, Marcos Chaves, que está à frente do projeto em nível municipal, mencionou que foram plantadas uma muda de Pau-Brasil, árvore símbolo do país, e dez mudas de Ipê Roxo e de Peroba, simbolizando a participação nesta importante campanha. A área escolhida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, a pedido do prefeito Marcio Rauber, foi um bosque no lado direito do camping do parque de lazer.

Entre os presentes estiveram o secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, que representou o prefeito Marcio Rauber; o diretor do parque de Porto Mendes, Renito Wunsch; representante da Itaipu Binacional, Cristiano Teixeira; presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), Carla Rieger; presidente do Conselho de Desenvolvimento de Marechal Rondon (Codemar), José Nicácio; representantes de demais secretarias municipais e de entidades como o Rotary Marechal; alunos e professores da Escola Municipal Augusto de Morais Rêgo; além do pioneiro e reflorestador, José Fugêncio da Silva, que fez o plantio do Pau-Brasil, representando a comunidade. Eugênio é um dos agricultores que começaram a participar de ações de restauração do sistema agroflorestal entre 1983 e 1986.

Para o plantio simbólico, ao lado do pioneiro Fugêncio, os organizadores convidaram Valdir Sachser, que em 1985 foi contratado pela empresa terceirizada e participou do início do projeto de reflorestamento da orla do Lago de Itaipu.

Pronunciando-se em nome do prefeito Marcio Rauber, o secretário Welyntgon Alves da Rosa falou sobre a importância do projeto da binacional em todos os municípios lindeiros. “Esta iniciativa estimula ações semelhantes e representa o respeito e o cuidado para com o meio ambiente, garantindo melhor qualidade de vida para as gerações vindouras”, destacou.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria