Conectado com

Geral

Baixo nível do Rio Paraná causa dificuldades para a agricultura argentina.

Nível nos terminais exportadores está reduzido a menos de um metro

Em um comunicado divulgado ontem, câmara portuária argentina afirma que a redução histórica no nível do rio Paraná na Argentina forçou empresas agroexportadoras a diminuírem ainda mais o volume dos embarques de milho e soja do país.

Isso ocorre , justamente em um momento em que a colheita da atual temporada argentina se intensifica.

Semanas de tempo seco ajudaram os agricultores argentinos a acelerarem a colheita de soja e milho, tornando o solo firme o suficiente para aguentar os pesados trabalhos da safra 2019/20.

Rio acima, no entanto, a seca no Brasil contribuiu para que os níveis das águas do Paraná diminuíssem na Argentina, afetando a hidrovia que transporta cerca de 80% das exportações agrícolas do país.

Segundo dados do governo argentino, o nível do rio Paraná na região dos terminais exportadores de Rosario era de 0,55 metro ontem enquanto o Instituto Nacional das Águas – INA – afirma que a média para o mês de abril no local é de 4 metros.

As mínimas de uma década no nível do rio Paraná estão forçando exportadores a carregar menos mercadorias no terminal de Rosario e a levar mais tempo para transportar os produtos até Bahía Blanca, onde as embarcações atingem o Oceano Atlântico.

Abril é o ápice da colheita de soja e milho da Argentina, as principais safras agrícolas do país para comercialização.

A Argentina é a maior exportadora de farelo e óleo de soja do mundo, além de terceira principal fornecedora de grãos de soja e milho.

A forte queda no nível do rio Paraná se deve a uma importante escassez de água que afeta desde o ano passado áreas de São Paulo ao Rio Grande do Sul.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Hemepar completou um mês em marechal Rondon e os resultados superam expectativa

Entrevista com Luana Fazioni, enfermeira responsável.

 

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) em Marechal Cândido Rondon é novidade tendo como principal objetivo coletar, armazenar, processar e distribuir o sangue doado por voluntários, para pessoas que necessitam de transfusão de sangue.

Com um mês de funcionamento em nosso município completo no dia 04 de maio, as procuras por doadores são gratificantes e superam as metas, tanto que segundo a enfermeira responsável, Luana Fazioni, em breve poderão ampliar os atendimentos, aumentando os dias destinados para este fim.

Em entrevista para Rádio Difusora do paraná, Luana explica um pouco sobre o primeiro mês de funcionamento do Hemepar em Marechal Cândido Rondon.

 

 

Continue Lendo

Geral

Entrevista exclusiva com a Miss Rondon 2024/2025

O tradicional concurso de beleza rondonense que acontece a cada dois anos teve sua última edição realizada dia 20 de Abril deste ano com a eleita de representação máxima da beleza feminina, Katiane Eloise Pech.

Acompanhe a entrevista completa, onde Katiane comenta sobre a preparação que teve para última edição do Miss Rondon, o que pretende fazer pelo município, quais são seus ideais, quais serão os próximos passos de sua jornada como Miss e sua preparação para o Miss Universo Paraná.

 

Continue Lendo

Geral

Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná será em Marechal Rondon

Evento é do POD – Programa Oeste em Desenvolvimento

A Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná será realizada amanhã, dia 09 de maio, em Marechal Cândido Rondon com um número recorde de inscritos que preencheram todas as vagas.

Realizado pela Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento , o evento marca um novo momento no cenário que desafia a indústria.

Nos anos anteriores, o tema foi debatido em Fóruns, mas com a criação da Câmara Técnica, os trabalhos de pesquisa avançaram e o evento também ganhou novos contornos, envolvendo um número maior de parceiros e instituições envolvidas.

Universidades, doutores de várias academias, bem como profissionais e consultores do Sebrae, Caciopar e RHs participam do processo de formatação e execução do evento e dos trabalhos da CT.

O coordenador da CT, Sérgio Marcucci, destaca que uma missão da Conferência é oportunizar um ambiente de interação dinâmica com troca de experiências e informações relacionadas com as diferentes abordagens da empregabilidade no Oeste do Estado.

Por sua vez a diretora gestão Interna e Coordenadora Técnica dos Temas trabalhados na Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, a psicóloga organizacional Andreia Altran, destaca que discutir a qualidade do ambiente de trabalho é uma necessidade e ao mesmo tempo um avanço.

Uma das Regiões mais produtivas do País, o Oeste do Estado concentra cadeias produtivas de proteína animal, como aves, peixes, suínos e leite, além de outras modalidades de produção.

Todo esse desempenho, na transformação da produção resulta na ampla oferta de vagas de trabalho, porém, desta vez o Oeste vai mais longe e discute o desenvolvimento de ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos.

O evento de amanhã que contará com uma rica apresentação de números resultantes de pesquisas realizadas com mais de 1500 pessoas e está formatado para discutir três principais temas e o participante precisa optar por um deles.

No eixo “Papel da Liderança na Segurança Psicológica, com Néia de Bortoli.

Outra temática é a “Felicidade no trabalho: Impacto da Relação Líder e Liderado com Laís Raycik e também o tema “O Engajamento com a Cultura da Empresa e o Impacto na Rotatividade e Absenteísmo com Paulo Vitor.

Uma mesa redonda e uma palestra final com Daniela Diniz também vão compor o evento.

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.