Conectado com

Geral

Bicho barbeiro contaminado mobiliza agentes de saúde no interior de Marechal Rondon

Trabalho conjunto ocorre em uma propriedade no distrito de Margarida, entre agentes de endemias da Secretaria de Saúde e a equipe da Regional de Saúde

Agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon e agentes da 20ª Regional de Saúde de Toledo realizam um trabalho conjunto, nesta semana, a fim de promover a busca ativa para conter o bicho barbeiro, transmissor da Doença de Chagas. Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira (08) e seguem durante esta semana, em uma propriedade rural situada na Linha São Cristóvão, no distrito de Margarida.
Segundo o diretor do setor de endemias da prefeitura, Sérgio Radke, na ação está sendo feita a borrifação de inseticida em todas as paredes da casa em que foi detectada a presença do inseto, bem como nos galpões e no chiqueiro.

O dono da propriedade rural encontrou alguns insetos da espécie Trypanosoma Cruzi, e os levou até o setor de endemias, que encaminhou ao setor de entomologia da Regional de Saúde. A partir daí, foi confirmado se tratar do bicho barbeiro e que os insetos estavam contaminados.

Esta não é a primeira vez neste ano em que o setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde recebe denúncias acerca da existência do bicho barbeiro. Porém, na situação anterior eles não estavam contaminados com o protozoário causador da Doença de Chagas.

Doença de Chagas

A Doença de Chagas é infecciosa, sendo causada por um parasita encontrado nas fezes do bicho barbeiro. É comum em locais onde o inseto é encontrado, como as Américas Central e do Sul. Ele é o responsável pela transmissão do protozoário Trypanosoma Cruzi ao ser humano.

Conforme os agentes da Regional de Saúde, Gilson Roberto Barreiro e Edson Leite da Silva, a Doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada, fazendo com que as fezes eliminadas pelo barbeiro penetrem pelo orifício deixado.

Outra possibilidade é a transmissão ocorrer via transfusão de sangue contaminado e de mãe para filho, durante a gravidez. No Brasil, foram registrados casos da infecção por transmissão via oral em pessoas que consumiram caldo de cana ou açaí contaminados por esses insetos.

Em alguns casos a doença não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter dores locais no abdômen ou nos músculos, febre, palpitações ou ritmo anormal do coração, além de dor de cabeça, falta de ar, inchaço indolor ao redor dos olhos e irritação na pele.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

 

 

 

Fonte: Assessoria

Geral

Sucuri de 4 metros é capturada nos fundos de residência em Guaíra

Divulgação

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Guaíra foram acionadas na tarde de domingo (14), por volta das 14h00, para realizar um resgate de uma sucuri.
Conforme os bombeiros, a sucuri foi avistada nos fundos de uma residência, na Rua Ayrton Senna, Jardim Zeballos. Ao chegarem na residência, uma equipe da PM também estava no local e a sucuri foi encontrada em um córrego.
Após um certo período de trabalho, o animal de aproximadamente 04 metros foi resgatado com segurança e encaminhado para uma reserva longe da área urbana de Guaíra.
Durante os trabalhos de resgate, os bombeiros, PMs e populares constataram que a sucuri havia comido uma galinha.
Ainda conforme os bombeiros, o local onde a sucuri estava era uma área residencial, com várias crianças e animais, o que oferecia riscos tanto à sucuri quanto aos moradores.
Fonte: Ponto da Notícia
Continue Lendo

Geral

Sindicato Rural de Marechal Rondon vai efetivar Comissão de Mulheres do Agro

Dentre as metas estabelecidas para este ano de 2024, o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon pretende efetivar o trabalho da Comissão das Mulheres do Campo em sua área de ação.

 

A direção da entidade revela que o pontapé inicial foi dado no ano passado, com a primeira reunião de um grupo de trabalho, no entanto, as ações da prática ainda estão em fase de organização.

Está sendo estudada a possibilidade da realização de um grande encontro de mulheres do agro, para orientá-las sobre os objetivos dessa iniciativa, além de motivar a participação efetiva de cada uma delas.

Criada em janeiro de 2021 na estrutura da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, a Comissão Estadual de Mulheres está trabalhando, exatamente, para aumentar a constituição de novos colegiados municipais.

De acordo com a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP. Lisiane Rocha Czech, o movimento está tendo um crescimento bem acentuado em todo o Paraná…….

 

Continue Lendo

Geral

Inscrições de curso gratuito para cuidadores de idosos terminam hoje

Imagem ilustrativa da internet

Ainda há vagas para o curso gratuito de cuidadores de idosos, cujas inscrições s terminam hoje.

As inscrições devem ser realizadas no Senac de Marechal Cândido Rondon ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3284-4200 e 3284-8796.

É necessário ter idade mínima 18 anos e ensino médio completo para se inscrever.

O curso, de 160 horas/aula, será realizado nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, começando hoje e seguindo ate 26 de setembro.

Tanto as inscrições quanto a participação no curso de cuidadores de idosos, são gratuitas.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.