Conectado com

Geral

Biopark recebe empresa especializada em qualidade genética e fitossanitária de mudas de plantas

Nova residente no Biopark quer escalar o processo de produção de mudas clonais de palmito pupunha e de produção de maniva-semente de mandioca com elevada qualidade genética e fitossanitária 

Um dos principais insumos para garantir a produtividade agrícola é o material propagativo, seja a semente ou a muda utilizada na implantação da lavoura. Os atributos de qualidade são ligados especialmente às características genética e fitossanitárias do material utilizado, e a produção com alto padrão de qualidade ainda apresenta uma grande demanda do setor produtivo para diferentes espécies vegetais.

Para atender a este mercado, a Vivetech Agrociências, nova residente no Biopark, possui todo processo de produção que começa em um laboratório-biofábrica, onde as plantas são micropropagadas em condições controladas e específicas para cada espécie vegetal até chegar ao produtor.

O Brasil é considerado um dos maiores produtores e consumidores de palmito do mundo. Dentre as diferentes espécies, o palmito pupunha se tornou o mais sustentável e viável economicamente, além de agradar o paladar do consumidor. No entanto, seu cultivo ainda carece de tecnologias para aumento de produtividade, incluindo a produção de mudas em escala com características selecionadas para a produção de palmito.

Fundada em Marechal Cândido Rondon, a Vivetech Agrociências desenvolveu um processo para a geração de mudas clonais de pupunha mais produtivas. “Com este processo, conseguimos produzir mudas selecionadas a partir de plantas matrizes com as características desejadas para produção de palmito. Isso traz mais adaptabilidade das plantas nos locais onde serão inseridas. O ganho de produtividade é de mais de 40% além disso, o palmito chega à mesa do consumidor mais saboroso e macio”, destaca o sócio e engenheiro agrônomo, Douglas Steinmacher.

A Vivetech também atua no segmento de mandiocultura, no qual a proposta da empresa é disponibilizar ao mercado os materiais propagativos com elevada qualidade genética e fitossanitária – tanto para finalidade industrial quanto ‘de mesa’. A empresa é licenciada para multiplicar e disponibilizar as mudas e manivas de todas as cultivares de mandioca recentemente lançadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA.

Atualmente, a Vivetech produz as mudas de palmito em Marechal Cândido Rondon e comercializa para produtores do Vale do Ribeira, em São Paulo, que é a principal região produtora do país. O segmento de mandiocultura ainda está em fase de consolidação. “Com a vinda para o Biopark queremos expandir o quadro de colaboradores e a nossa produção. O objetivo também é atender os produtores da região”, conta Douglas.

Entre os fatores que atraíram a empresa para o Biopark está a sinergia e as oportunidades de negócios. “Foi por meio das redes sociais que percebemos que o Biopark possui toda uma magnitude única. Acompanhamos as apresentações do fundador Luiz Donaduzzi, e concluímos que diversas empresas de pequeno, médio e grande porte que possuem ideias de inovação e tecnologia estão sendo atraídas para cá. Com isso, queremos além de ser parceiros do Biopark, buscar sinergia com outros negócios e possivelmente gerar grandes frutos para o futuro”, finaliza o empresário.

Fone: Gazeta de Toledo com Assessoria Biopark

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Comunidade católica dá sequência hoje a programação da Semana Santa

Foto: Diocese Toledo

Tem sequência hoje a programação das igrejas católicas de Marechal Cândido Rondon , alusivas a Semana Santa.

Às 19 horas e 30 minutos celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor na matriz Sagrado Coração de Jesus e na Capela do Jardim Marechal.

Amanhã, Sexta-feira Santa de hora e hora , das 7 às 11 horas, missas na Matriz e às 15 horas Celebração da Paixão do Senhor conforme destaca o Padre Sergio Rodrigues…….

 

Continue Lendo

Geral

Presidente da Acimacar estará em “A Personalidade da Semana”

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, Paulo Grenzel, será o participante da próxima edição do programa de entrevistas “A Personalidade da Semana”.

Ele falará sobre as ações desenvolvidas em sua gestão e também das lutas ainda não vencidas, como o pleito para a instalação de uma extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Dentre vários outros assuntos, o presidente da Acimacar destacará o momento vivido pela entidade e os projetos para 2024 …..

 

A entrevista completa com o presidente da Acimacar, Paulo Grenzel, será levada ar neste sábado, a parir das 11h00, em “A Personalidade da Semana”, e reprisada no Jornal de Domingo.

 

Continue Lendo

Geral

Requião oficializa desfiliação do PT do Paraná

Divulgação

Alegação é de “desesperança” pela falta de conexão entre o que foi prometido em campanha e o que vem sendo feito

 

Durou pouco mais de dois anos a filiação partidária do ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião ao Partido dos Trabalhadores.

Na época, a assinatura da ficha junto ao novo partido foi tratada por ele como “uma renovação de votos de fidelidade ao povo brasileiro e ao país”.

Agora, como Requião deixou claro em um vídeo postado na rede social X, o sentimento junto ao partido de Lula é de “desesperança” pela falta de conexão entre o que foi prometido em campanha e o que vem sendo feito.
A desfiliação foi confirmada pelo presidente estadual do PT, deputado estadual Arilson Chiorato, nesta quarta-feira .

Fundador do MDB no estado, Requião trocou pela primeira vez de legenda para as eleições em 2022, quando perdeu a disputa pelo governo do Paraná para o reeleito Ratinho Junior .

A mudança de partido se deu, segundo Requião, porque o MDB havia se tornado “um balcão de negócios sem nenhum princípio”.

O deputado estadual Requião Filho vai seguir o movimento do pai e já declarou “que só não saiu ainda do partido por estar preso ao PT por conta da fidelidade partidária”.

A insatisfação da família Requião vem desde o início do atual governo Lula.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.