Conectado com

Geral

Boletim do sarampo registra 753 casos no Paraná

O primeiro boletim epidemiológico do sarampo, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde em 2020, informa que são 753 pacientes registrados com a doença desde o início de agosto.

Há pacientes com meses de vida e outros até os 59 anos.

Há quatro casos na área da 20ª Regional de Saúde 

Os dados mostram que estiveram ou estão com a doença: 12 crianças com idade entre 0 a seis meses; 15 de seis a 12 meses; oito de um a quatro anos; três de cinco a 9 anos; 199 de dez a 19 anos; 395 entre 20 e 29 anos; 82 de 30 a 39 anos; 28 de 40 a 49 anos; 11 de 50 a 59 anos.

A maior incidência segue com o grupo de jovens adultos, com idade entre 20 a 29 anos.

De acordo com o secretário Beto Preto, o sarampo é uma das doenças em que o engajamento das pessoas é essencial para que todos sejam vacinados.

O esquema vacinal do Ministério da Saúde recomenda que a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose.

As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser vacinadas, sendo que Paranaguá, Rio Azul e Sarandi entraram para a lista de municípios com sarampo.

41 cidades paranaenses estão em surto por causa do sarampo, considerando que o Ministério da Saúde classifica como situação de “surto ativo” todo município em que tenha ao menos um caso de sarampo confirmado.

Na área de ação da 20ª Regional de Saúde foram registrados quatro casos da doença: três em Toledo e um em Marechal Cândido Rondon.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Diretores nacionais do Sicredi discutem em Marechal Rondon plano anual de desenvolvimento

Diretores executivos da central nacional do Sistema Sicredi cumprem agenda nesta semana em Marechal Rondon.

Dentre eles, está o diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi e Confederação Sicredi, César Gioda Bochi, o qual destaca que os encontros que ocorrem em todo o Brasil, servem para planejar as ações para 2023, com focos em diversas prioridades…………ouça entrevista

 

Os encontros também contaram com a participação do Diretor Administrativo e Financeiro do CAS – Centro Administrativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa, que concendeu coletiva a imprensa rondonense………..oua entrevista.

Continue Lendo

Geral

Buscas ao jovem que se afogou em Porto Mendes entram no quarto dia

Capitão dos Bombeiros fala com exclusividade dos trabalhos

As buscas ao corpo do jovem que se afogou na praia de Porto Mendes entraram hoje (05) no quarto dia.

 O caso aconteceu na noite de sábado (01) quando Gabriel Ziviani, de 23 anos, e mais dois amigos estavam em um barco, retornando do Paraguai, quando a embarcação afundou.

Um dos jovens conseguiu nadar ate a ilha de pedra, na praia de Porto mendes, e foi resgatado.

O outro se agarrou em uma garrafa pet dois litros e foi flutuando, pedindo por socorro, ate que foi ouvido e resgatado por frequentadores da praia: ele já estava no meio do lago.

Desde então, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil realizam buscas mas sem exito.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon, capitão Rodrigues, fala dos trabalhos que foram reiniciados nesta quarta-feira e destaca que as chances de localização do jovem aumentam.

Assista ao vídeo

O jovem Gabriel Ziviani, de 23 anos, é procedente do Estado de São Paulo, reside no distrito de Porto Mendes há quatro meses e trabalha no Frigorífico de Peixes de Iguipora.

Familiares acompanham as buscas.

Continue Lendo

Geral

Conselho intensifica ações de prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

O Conselho da Mulher Empresária de Mal. Cândido Rondon está intensificando as ações preventivas e de arrecadação da Campanha Outubro Rosa – Um Toque pela Vida.

 

A Secretaria de Estado da Saúde estima que neste ano, no Paraná, devam ser registrados mais 3.470 novos casos de câncer de mama e 990 novos diagnósticos de câncer do colo do útero.

O câncer de mama é um dos mais comuns em mulheres e é causado pela multiplicação anormal de células, que formam um tumor, podendo ainda invadir outros órgãos.

O de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente ed corresponde à quarta causa de mortes pela doença no Brasil.

A prevenção é a principal arma contra as doenças.

O Governo do Estado disponibiliza mais 1 milhão e 200 mil exames citopatológicos do colo do útero durante o ano, realizando uma média de 100 mil exames por mês, em todo o Paraná.

No Outubro Rosa a oferta de exames triplica, chegando a 300 mil.

Em Marechal Cândido Rondon, a campanha já está em andamento, é promovida pelo Conselho da Mulher Empresária da Acimacar e coordenada por Cirlei Neubecker Nascimento Silva….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.