O balanço do 3º Comando Regional de Bombeiros indica que de 18 de dezembro até a última segunda-feira aconteceram nove mortes por afogamento nas praias de água doce, rios e cachoeiras da Costa Oeste, todos em áreas não protegidas por guarda-vidas ou fora do horário de atuação destes profissionais.
O número mostra uma redução de 10% em comparação com o mesmo período do verão passado e alerta para a importância de se banhar em áreas protegidas.
A Costa Oeste inclui os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, como é o caso de Marechal Rondon através da praia de Porto Mendes.
Desde o início do verão até a ultima segunda-feira, pelos registros do Comando Regional dos Bombeiros, houve 7.833 orientações, 13% a mais que no mesmo período de 2020.
O comparativo mostra, ainda, que foram feitas 2.869 advertências nesta temporada contra 2.419 no mesmo período do ano anterior, um acréscimo de 19%.
Os bombeiros militares atuaram com a distribuição de pulseirinhas de identificação e atenderam 33 ocorrências de incidentes com animais aquáticos.
O total de atendimentos de ocorrências, incluindo atendimentos pré-hospitalares, combate a incêndios e atendimento de acidentes de trânsito, passou de 1.350 para 1.611, uma alta de 19%.
