Na sexta-feira (11/02) policiais militares do Pelotão C.O.B.R.A. do BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira realizavam patrulhamento embarcado no lago de Itaipu, cidade de Pato Bragado-PR, durante Operação Hórus, quando avistaram uma embarcação no lago, carregada com cigarros contrabandeados. O condutor da embarcação fugiu em direção a margem brasileira, abandonou a embarcação e correu em direção a mata, não sendo encontrado. Policiais federais prestaram apoio no encaminhamento da embarcação e cigarros contrabandeados para a delegacia da Polícia Federal em Guaíra-PR. No total foram apreendidos 3.000 pacotes de cigarros contrabandeados. Estima-se um prejuízo de R$190.000,00 aos criminosos somente com esta apreensão.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. nessa operação interagências equipes do BPFRON e demais Unidades da PMPR, Polícia Federal, PCPR, RECEITA FEDERAL e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais também fazem parte do PPIF – Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI – PR que busca integrar e articular ações de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.
Fonte: BPFRON/PMPR