Conectado com

Geral

BPFron participa da mostra “Minha profissão, meu futuro”, realizada em Marechal Cândido Rondon

Agricultura

 Presidente Bolsonaro sanciona MP que amplia acesso ao financiamento rural

Ilustrativa

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a chamada MP do Agro, que aprimora o crédito rural, ampliando o acesso ao financiamento, expandindo os recursos e reduzindo taxas de juros.

A Lei 13.986/2020, que cria o Fundo Garantidor Solidário, foi publicada ontem em edição extra do Diário Oficial da União.

A medida era esperada há muito tempo pelo setor agropecuário, pois amplia o acesso ao crédito rural, estimulando os financiamentos com recursos livres e a concorrência no mercado.

Para a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a lei representa uma nova fase do crédito rural brasileiro, trazendo oportunidade de modernização e de facilitação ao sistema de financiamento agrícola.

Além do Fundo Garantidor Solidário, a lei trata do patrimônio rural em afetação, da equalização de taxas de juros para instituições financeiras privadas, da Cédula Imobiliária Rural, de títulos de crédito agropecuário, da Cédula de Produto Rural e da subvenção aos financiamentos para cerealistas em operações de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Foram vetados os artigos 55, 56, 57,59 e 60 do texto aprovado pelo Congresso Nacional.

A inclusão desses artigos, segundo a mensagem presidencial ao Congresso, provocariam renúncia de receita sem cancelamento de despesa e invasão de competência dos estados e do Distrito Federal para legislar sobre tributação.

Continue Lendo

Geral

 Paraná já registrou 550 casos de coronovírus com 17 mortes

O boletim do coronavírus divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira confirma mais dois óbitos pela doença, 39 novos casos e 341 descartados.

Agora o Paraná soma 17 mortes, 550 casos confirmados e 5.303 descartados.

Os óbitos referem-se a um homem de 63 anos, de Paranaguá, que estava internado desde o dia 31 de março no Hospital Regional do Litoral, possuía comorbidades, sendo confirmado para Covid-19 no sábado (4); e um homem de 56 anos de Campo Mourão, que estava internado em um hospital da região desde quinta-feira (2), tendo a confirmação da doença no último domingo: ambos foram a óbito ontem.

A Secretaria da Saúde também divulgou a confirmação de 39 novos casos nos municípios de Cascavel (1), Curitiba (12), Toledo (1), Londrina (5), Cambe (1), Arapongas (1), Araruna (1), Rio Negro (1), Mandirituba (1), Quatro Barras (1), Rio Branco do Sul (1), Campo Largo (1), Piraquara (1), Fazenda Rio Grande (2), Ivaiporã (1), São João do Ivaí (1), Paranaguá (1), Bandeirantes (1), Maringá (2).

Além destes, há pacientes que residem fora do Estado, que foram diagnosticados e atendidos no Paraná. São de Mafra (1), Santa Catarina; Barra do Turvo (1) e Campinas (1), os dois últimos do estado de São Paulo.

Além de informar sobre os 550 casos confirmados, as 17 mortes e os mais de cinco mil casos descartados, o boletim da Saúde também traz 333 em investigação.

Dentre as confirmações, 11 pacientes não residem no Estado, há 100 pacientes internados, 59 em Unidades de Terapia Intensiva e 41 em leitos clínicos.

Até agora, 106 pessoas já foram liberadas do tratamento no Paraná, mas esse dado não inclui ainda os números de Curitiba.

Continue Lendo

Geral

 Mais 38 cidades paranaenses estão em calamidade pública em razão da Covid-19  

A Assembleia Legislativa aprovou ontem projeto reconhecendo estado de calamidade pública em 38 cidades do Estado devido à pandemia do coronavírus.

A votação foi unânime entre os deputados, seguindo parecer apresentado na Comissão de Constituição e Justiça pelo líder do governo na Casa, Hussein Bakri.

Com a aprovação, essas prefeituras ficam excepcionalmente dispensadas de cumprir algumas exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal em razão da crise gerada pelo coronavírus e da queda de arrecadação provocada pela paralisação de parte da atividade econômica causada pela pandemia.

Entre essas exigências estão as metas fiscais e os limites de despesa com pessoal e da dívida consolidada do município

Os municípios são: Abatiá, Bituruna, Bom Sucesso do Sul, Campina do Simão, Campo Largo, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guamiranga, Ibaiti, Leópolis, Mallet, Matinhos, Medianeira, Nova Tebas, São José da Boa Vista, Sertaneja, Campo Magro, Ponta Grossa, Enéas Marques, Cianorte, Rio Negro, Guaratuba, Campo Mourão, Cruzmaltina, Ribeirão Claro, Laranjal, Engenheiro Beltrão, Paulo Frontin, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Primeiro de Maio, Conselheiro Mairinck, Santa Fé, Bela Vista da Caroba, Foz do Iguaçu, Lupionópolis, Querência do Norte e Maringá.

Ao todo, já são 40 cidades paranaenses com decretação de calamidade pública: na semana passada, os deputados já haviam reconhecido essa condição para Cascavel e Guarapuava.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.