BPFron recebe duas embarcações blindadas para atuação na região de fronteira

Além da inauguração da nova sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) em Guaíra-PR, o Governo do Estado do Paraná, também em parceria com a Itaipu Binacional, entregou duas embarcações semi-blindadas para atuação na fronteira: a Espedito e a Urutu. Com oito metros de comprimento, 02,70 metros de largura e 03,30 metros de altura, elas são equipadas com sistemas avançados e equipamentos de navegação eletrônica de última geração.

Elas contam com capacidade para 12 tripulantes, incluindo o piloto. O investimento em cada uma das embarcações foi de R$ 1,8 milhão, resultando em um total de R$ 3,7 milhões.

O comandante do BPFron, major Divonsir de Oliveira Santos, destacou que esse novo espaço será referência para o Brasil, assim como foi a criação do próprio Batalhão, em 2012, algo até então inédito no país. “Estamos falando da maior estrutura de policiamento de fronteira do Brasil. Não só o BPFron vai usufruir disso daqui, mas toda instituição de segurança pública que venha operar na fronteira poderá usufruir desse espaço”, comentou o major Divonsir. “O Governo do Estado tem apoiado muito a segurança pública, e a Itaipu também, que é parceira nesse empreendimento”.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, salientou que a parceria para obras como a do BPFron beneficiam não só a cidade, mas toda a região Oeste. “Itaipu precisa muito da segurança pública. Ela está em uma fronteira que tem muitos riscos, como o tráfico e a violência, portanto é uma parceria fundamental. Seja nos rios, na reserva, na fronteira, ajuda também na segurança da usina”, disse.

“Esse belíssimo equipamento tem todas as condições de virar um centro nacional de treinamento das forças de segurança estaduais, nacionais e internacionais”, comentou o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento (União Brasil).

Fonte: BPFron