Rádio Difusora do Paraná

Brasil e Paraguai avançam da definição de medidas para a reabertura da fronteira

Em reunião com ampla representatividade realizada ontem, quarta-feira, autoridades e lideranças do Brasil e Paraguai avançaram na definição de medidas integradas para a reabertura da Ponte da Amizade.

 

 O controle sanitário será intensificado

 

A data da retomada do trânsito e das atividades econômicas fronteiriças será determinada pelos presidentes dos dois países vizinhos.

Promovido pelo Codeleste e Codefoz, conselhos de desenvolvimento que atuam na fronteira, o diálogo reuniu várias autoridades de Foz do Iguaçu e de Cidade de Leste.

A presidente do Codeleste, Linda Tayen relatou que as autoridades dos dois países pactuaram, na reunião, que a reabertura da ponte deverá ser gradual e segura, iniciando pelo trânsito a moradores da fronteira.

Segundo ela, ficou acordado que o controle sanitário de quem atravessar a fronteira será intensificado nas cidades fronteiriças e um documento comum será divulgado com os compromissos das duas cidades para esse trabalho integrado.

Para o presidente do Codefoz, Mario Camargo, uma das preocupações em relação à retomada do acesso pela Ponte da Amizade é a estrutura de saúde pública.

Ele frisa que as administrações do Brasil e Paraguai devem atuar em conjunto para reforçar as condições de atendimento às pessoas, principalmente com a ampliação de leitos hospitalares em Cidade do Leste.

O fortalecimento da rede de atendimento à saúde também foi preocupação destacada pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, durante a reunião.

Ele afirmou que o planejamento integrado para a reabertura da ponte deve ir além da definição dos protocolos sanitários, incluindo um plano assistencial.

Por sxua vez, o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto apresentou uma radiografia da oferta de leitos hospitalares no município e reiterou o comprometimento da administração com a realização de controle e fiscalização sanitária no município.

Também defendeu que o acesso à Ponte da Amizade seja simplificado, sem excesso de burocracia.