Geral
Brasil proíbe entrada de viajantes vindos da África do Sul para impedir variante da Covid-19

Publicado em:
Passageiros vindos do Reino Unido continuam impedidos de entrar no país. Norma foi publicada no ‘Diário Oficial da União’ desta segunda-feira.
Uma portaria do governo federal publicada nesta terça-feira (26) proíbe a entrada no Brasil de passageiros vindos da África do Sul. Segundo a portaria, a medida foi tomada, entre outras razões, para evitar o impacto da nova variante do coronavírus. Os viajantes vindos do Reino Unido continuam impedidos de entrar no país.
Segundo o texto publicado, ficam proibidos, em caráter temporário, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul. Também fica suspensa a autorização de embarque para o Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul nos últimos quatorze dias.
O texto foi assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde).
Demais estrangeiros podem entrar no país por via aérea desde que comprovem, por meio de teste RT-PCR, que não estão com Covid-19. O exame precisa ter sido realizado 72 horas antes do embarque.
Quem não cumprir as regras estipuladas pela portaria estará sujeito à:
- responsabilização civil, administrativa e penal
- repatriação ou deportação imediata
- inabilitação de pedido de refúgio
Rodovias
A portaria mantém ainda a restrição à entrada de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, por rodovias, outros meios terrestres ou por rios e afins. Os paraguaios poderão continuar entrando no Brasil normalmente pelas rodovias. E também aqueles moradores de cidades cortadas por fronteiras, excluídas as com a Venezuela.
O texto deixa claro que esse impedimento de entrada no Brasil não vale para:
- brasileiro naturalizado;
- imigrante com residência “de caráter definitivo” – não é válido para venezuelanos;
- profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional;
- funcionário estrangeiro que atue para o governo brasileiro;
- estrangeiro que tenha as seguintes relações com brasileiro, cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador- não vale para venezuelanos;
- estrangeiro autorizado pelo governo devido à interesse público ou a questões humanitárias;
- estrangeiro que tenha o Registro Nacional Migratório – não válido para venezuelanos;
- quem trabalhar com transporte de cargas, como motoristas, por exemplo.
Fonte: G1

Geral
Aluna do Colégio Novo Sarandi – Toledo, se classifica para intercâmbio na Nova Zelândia

Publicado em:
.
Foi publicado no dia 22 de fevereiro de 2021, o EDITAL N.º 18/2021 –GS/SEED, a lista dos estudantes aprovados/selecionados no programa de intercâmbio GANHANDO O MUNDO, na modalidade High School, que levará 100 alunos da rede estadual do Paraná para a Nova Zelândia.
As inscrições para este programa foram disponibilizadas aos alunos dos 9º anos da rede pública estadual no Edital n.º 68/2020 –GS/SEED, de 2 de dezembro de 2020. A seleção entre outros quesitos tinha como critério avaliativo as notas(todas acima de 7) e a frequência durante o ano letivo de 2020.
Nos 399 municípios do estado as inscrições chegaram a 6.038 estudantes, foram classificados 363 estudantes — os outros 36 não tiveram inscritos que se enquadrassem em todos requisitos para a seleção.
No dia 12 de fevereiro de 2021, saiu o resultado provisório do Processo de Seleção para o Programa de Intercâmbio Internacional GANHANDO O MUNDO, onde 4 alunas estavam pré classificadas concorrendo as 100 vagas previstas no edital, são elas: Hadrielly Mendes Sales, Laiane Wissmann, Helena Balcewicz E Ariany Dos Santos Schmitt.
Assim, o dia 22/02 aconteceu a divulgação da etapa final de classificação, em que foram selecionados para o intercâmbio os 100 alunos que tiveram as maiores notas. Nesse resultado final somente dois alunos do Nosso NRE de TOLEDO, composto de 99 escoas estaduais, irão para Nova Zelãndia, os quais pertencem a Novo Sarandi (Toledo) e Santa Rita( Terra Roxa), ou seja, é com muito orgulho que divulgamos que a representante novo-sarandiense é HADRIELLY MENDES SALES de 14 anos, aluna do Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi. Vale salientar que essa experiência única vai muito além de um intercambio, além disso, nossa aluna se tornará uma embaixadora do Programa Ganhando o Mundo, relatando a experiência no intercâmbio por meio de apresentações, palestras e outras atividades programadas, quando convocado pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE’s) e pela Seed-PR, até a conclusão do Ensino Médio, ao mesmo tempo irá desenvolver projeto com temática relacionada a aulas de idiomas, cidadania, meio ambiente, diferenças e similaridades socioculturais, temáticas culturais, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações, inovação científica e tecnológica, educação financeira e outros temas relevantes acordados com a escola, com vistas a compartilhar e difundir aspectos da experiência vivenciada. Sem dúvida alguma uma experiência incalculável.
Importante ressaltar que esse é o resultado paranaense, ou seja, está colocada entre os 100 alunos classificados a nível do estado do Paraná.
Agora estes estudantes farão curso de inglês, após o qual, realizarão uma prova e após esse resultado os aprovados embarcarão para esse intercambio no segundo semestre deste ano.
Parabéns Hadrielly, estamos muito orgulhosas de você e das nossas outras 3 estudantes, resultado esse colhido através grande dedicação de todas vocês diariamente no colégio, além de comprovar a qualidade de ensino do nosso educandário.
Geral
Diocese de Toledo decide pela suspensão de atividades até dia 8/03

Publicado em:
A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo, D. João Carlos Seneme, toma a decisão pela suspensão, até dia 8 de março de 2021, das seguintes atividades: missas e celebrações presenciais, catequese, reuniões e encontros. A decisão tem abrangência nas 31 paróquias e suas respectivas capelas que estão presentes em 19 municípios da Região Oeste.
As missas e celebrações poderão acontecer de forma remota, com transmissão ao vivo pelos meios de comunicação.
Já o início das atividades da Catequese, que estava programado para dia 6 de março, está suspenso, de acordo com o que já foi informado.
Esta decisão do bispo diocesano considera o Decreto nº 6983, do Estado do Paraná, que determina medidas restritivas, visando o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19.
Contudo, os atendimentos individuais poderão continuar nas secretarias paroquiais com os devidos cuidados e higiene.
Fonte: Revista Cristo Rei
Geral
Números da saúde pública rondonense referentes ao 3º quadrimestre de 2020 são apresentados em audiência

Publicado em:
Na oportunidade a Secretária de Saúde também falou sobre a pandemia
No setor de Controle de Endemias, no combate e controle da dengue, foram visitados 39.012 imóveis, além da realização de arrastões, ações de conscientização em escolas e unidades de saúde, entregas de ráfia, divulgações na imprensa, etc.



