Conectado com

Geral

Cadeia Pública de Marechal Cândido Rondon inicia 2023 com biblioteca e sala de aula

Foto: DEPPEN

O trabalho de construção foi dos próprios custodiados, por meio do programa de remição de pena. Além de oferecer formação educacional, a unidade também passa a ter o programa de remição pelos estudos e pela leitura.

 

As pessoas privadas de liberdade na Cadeia Pública de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado, vão contar, a partir deste ano, com novas estruturas para formação educacional. A biblioteca e a sala de aula darão apoio à Polícia Penal do Paraná na meta de ressocialização. O trabalho de construção foi dos próprios custodiados, por meio do programa de remição de pena, que prevê a redução de um dia a cumprir a cada três dias de trabalho.

“Agora estas pessoas terão a oportunidade de realizar cursos de educação de nível básico, fundamental e médio, graduação e cursos de qualificação profissional em um espaço apropriado, com uma sala totalmente equipada”, destacou o gestor da cadeia pública de Marechal Cândido Rondon, Paulo Roberto Lorenz.

Além de oferecer a formação educacional, a unidade também passa a ter o programa de remição pelos estudos e pela leitura. O investimento de R$ 8,8 mil foi custeado pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Marechal Cândido Rondon. As dependências foram inauguradas na semana passada e o início das aulas está previsto para fevereiro.

“A parceria entre o Conselho da Comunidade e a Polícia Penal é fundamental para que essa reinserção social aconteça através dos estudos”, frisou Lorenz.

Atualmente, cerca de 57% dos custodiados pela Polícia Penal desenvolvem alguma atividade educacional ou curso de qualificação profissional. Somente nos cursos de iniciação e qualificação profissional são 12.409 pessoas privadas de liberdade matriculadas.

Além destes, são ofertados cursos técnicos, de alfabetização, ensino fundamental I e II, ensino médio, ensino superior e preparatórios para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Itamar Dall’Agnol, presidente do Conselho da Comunidade de Marechal Cândido Rondon, citou que a atuação em diversas frentes tem o objetivo de proporcionar o cumprimento de pena com dignidade e viabilizar parcerias com a iniciativa privada, por exemplo, para costura, artesanato e leitura para ocupação profissional.

“Agora incluímos a formação educacional, visando ressocializar a população carcerária. Acreditamos na possibilidade de manter um sistema útil para devolver pessoas recuperadas e totalmente livres de seus encargos para retornar a convivência em sociedade com melhores condições de acesso ao mercado de trabalho e com perspectivas de vida melhores”, definiu.

ACESSO – A Polícia Penal do Paraná, por meio do seu Setor de Educação e Capacitação, tem como objetivo viabilizar Educação Básica, iniciação e qualificação profissional, participação em exames, Programa Remição pela Leitura e projetos nas áreas educacional, de cultura e esportes às pessoas privadas ou em restrição de liberdade do Sistema Prisional do Paraná.

A educação (acesso e permanência) é um direito das pessoas privadas de liberdade dos regimes fechado e semiaberto, monitorados e demais custodiados do sistema penal. Para atender a esse direito, o Paraná desenvolve uma série de programas, projetos e ações educacionais, com metodologias presencial e a distância, possibilitando ao custodiado a conclusão de sua escolarização básica, o ingresso no ensino superior e a qualificação para o mundo do trabalho.

Fonte: AEN40

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.