Rádio Difusora do Paraná

CAGED confirma aumento de oferta de empregos em Pato Bragado

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados de dezembro de 2019 apresenta a evolução das vagas de trabalho em Pato Bragado.

O município fechou o ano com 120 novos postos de trabalho, criados em comparação a 2018, com destaque para os setores industriais e serviços, com 107.

O comércio também teve variações positivas, com 13 novos postos.

O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ageu Juarez Fidler explica que esse é o segundo melhor resultado desde que o índice começou a ser medido, em 2002, perdendo apenas para 2005.

Uma das linhas de frente para a conquista do resultado, é a capacitação da mão de obra, realizada pela administração municipal, com destaque a qualificação em cursos de solda, Tecnologia de Informação, Cursos de Instruções Normativas , além de cursos de gestão financeira para os empresários.

As capacitações surgiram a partir de um levantamento das necessidades do setor produtivo local, realizadas pela Secretaria.

Nos últimos dias, o prefeito em exercício, Dirceu Anderle e o secretário estiveram nos barracões da antiga Fecularia Horizonte, acompanhando as mudanças que estão ocorrendo.

Diversos editais de Concorrência pública estão publicados para ocupação desses espaços que foram revitalizados pelo Governo Municipal, como também de outros barracões no parque industrial 1 e na cidade.

Um desses espaços já está destinado a instalação de uma indústria de pellets, provenientes da madeira de eucalipto e outros três estão passando por um processo final de melhorias para destinação a Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços de uma área que há muitos anos está gerando custos de manutenção ao município pela falta de utilização, mas que voltará a ser produtiva.