Câmara de Marechal Rondon repercute a crise enfrentada pela suinocultura

O momento de apreensão vivido por suinocultores de toda a região, e em especial do município, repercutiu na sessão de ontem do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.

 

Os vereadores também cobram medidas urgentes 

 

Diante da repercussão social e econômica negativa que a crise representa, os vereadores se somam aos suinocultores e demais representantes de setores ligados à atividade, que cobram ações das esferas federal e estadual para superar este momento de grave dificuldade.

O assunto ganhou força na Casa de Leis a partir de requerimento do vereador Cleiton Freitag, o “Gordinho do Suco”, que será enviado aos Governos Federal e do Paraná com o pedido para que se empenhem para salvar a atividade.

O vereador Rafael Heinrich, que presidiu a sessão desta segunda-feira, enfatizou o desequilíbrio que acontece hoje entre os produtores de grãos e aqueles que atuam na pecuária.

Para ele, é preciso ter um ponto de equilíbrio entre a produção de grãos com um valor justo e a produção pecuária, pois em caso contrário, toda a cadeia produtiva será afetada.

O vereador Moacir Froelich citou que na região lideranças das entidades que representam a suinocultura estão montando uma pauta conjunta de reivindicações.

Entre as demandas está o alongamento dos prazos para quitação de financiamentos e a equalização dos juros da agricultura e da pecuária.

Da parte da classe política, o vereador cobrou dedicação na cobrança das lideranças federais e estaduais na resolução da crise.

Por sua vez, entre outros pontos de vista, o vereador Dieonir Briesch, lembrou que em 1º de fevereiro encaminhou  ao Ministério da Agricultura um requerimento cobrando medidas de apoio à suinocultura.

Em resposta, ele foi informado que seriam tomadas medidas paliativas, que na verdade, nunca aconteceram.

O último a se manifestar sobre o assunto foi o vereador Carlinhos Silva, que avaliou o efeito cascata da crise na suinocultura, passando pelos donos das propriedades, funcionários das granjas, motoristas que transportam os suínos e a ração, veterinários, os profissionais que atuam nas estruturas dos chiqueirões, empregados em frigoríficos, dentre outros.