Conectado com

Geral

Câmara de Vereadores aprova lei que estimula doação de alimentos

Foto: Assessoria

Objetivo é evitar desperdício de comida de qualidade

 

Com o objetivo de evitar que comida de qualidade seja desperdiçada, bem como para garantir acesso à alimentação saudável às parcelas mais carentes da população local, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo, nesta semana, o Projeto de Lei 1/2022.

De autoria do vereador Dionir Briesch (Sargento Dionir), a iniciativa permite que, sem burocracia, empresas, hospitais, supermercados, cooperativas, restaurantes, lanchonetes e todos os demais locais que forneçam alimentos possam doar os excedentes, evitando o desperdício de comida.

Atualmente, muitos alimentos de qualidade são descartados porque estes estabelecimentos não têm garantias legais e sanitárias que permitam fazer a doação daquilo que não foi consumido.

Em razão disso, parte desses alimentos vai parar no lixo ou acaba destinada aos animais.

Se sancionada a lei, os estabelecimentos responsáveis pela produção, fornecimento, comercialização, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios, sejam eles industrializados ou in natura, estarão autorizados a doar o excedente não comercializado a pessoas físicas ou jurídicas, sem necessidade de licença prévia ou autorização do Executivo Municipal.

Para tanto, os alimentos devem estar dentro do prazo de validade, em condições próprias para o consumo humano.

Também precisam ser observadas as condições de preservação e mantidas as propriedades nutricionais, ainda que tenham sofrido dano parcial ou apresentem aspecto comercialmente indesejável.

Ao mesmo tempo, as normas sanitárias devem ser obedecidas pelo estabelecimento doador.

A doação deve ser livre de encargo, salvo o relativo à cobrança de custos para o transporte do produto ao seu destinatário final, se assim for acordado entre o doador e o beneficiário.

 

Com Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Biblioteca do Lago tem acervo renovado

Os livros ficam à disposição da população para leitura no local e podem ser emprestados para posterior devolução

A Biblioteca do Lago, iniciativa do Rotary Club Marechal Cândido Rondon, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, foi instalada no lago municipal de Marechal Cândido Rondon em 2018. O espaço conta com vários exemplares de diferentes gêneros, como infantil, romance, entre outros. Recentemente o acervo foi renovado. O projeto visa oportunizar à população momentos de leitura e de entretenimento, no espaço de lazer que é bastante frequentado. Os livros ficam à disposição da população para leitura no local ou podem ser emprestados e podem ser emprestados para posterior devolução.

Os exemplares são oriundos de doações feitas pela população. Quem quiser doar, basta deixar os livros diretamente no local, ou nas bibliotecas Martinho Lutero e Cidadã, para que sejam selecionados e destinados ao acervo.

A Secretaria de Cultura lembra que livros também estão disponíveis para a população na Biblioteca Cidadã, no bairro São Lucas, e também na Biblioteca Martinho Lutero, ao lado da Câmara de Vereadores. Essa última, inclusive, recebeu recentemente a doação de livros de um curso completo de língua inglesa.

Pode ser uma imagem de texto que diz "BBC BBC BBC BB BBC English English Interac English Intere English English Interactive English BBC BBC Igls English BBC BBC English! English English Interactive nglsh Englisn BBC English Interactive BBC English Interactive ×జ0p BBC English Interactive BBC English Interactive BBC English Interactive BBC English nglish Interactive BBC English Interactive BBC English Interactive BBC English Interactive BBC BBC English Interactive English Interactive BBC DMC BBC English Interactive DMP English Interao k) 5 Whurey"

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Brilha Inox de Entre Rios vence Terra Roxa fora de casa e se classifica no Troféu Difusora

Repórter – Guilherme Heinzen

 

Continue Lendo

Geral

CCO faz prestação de contas da Festa do Matambre Recheado de Bom Jardim

Evento de prestação de contas foi realizado ontem à noite pela Comissão Organizadora da 29º edição da Festa do Matambre Recheado do distrito rondonense de Bom Jardim.

Segundo o presidente da CCO, Guido Herpich, o lucro obtido foi de mais de 90 mil reais, dividido entre três comunidades religiosas, os veteranos de Bom Jardim, e a CCO da festa..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.