Câmara e Senado tem eleição de presidente hoje

Votações serão secretas e presencial

 

EM votação  secreta e presencial a  Câmara dos Deputados realiza  hoje  a partir das 19 horas, eleição para a escolha do presidente que comandará a Casa no biênio de 2021 e 2022.

Oito deputados estão na disputa, mas o número pode mudar, já que o prazo para as candidaturas serem oficializadas vai até as 17 horas.

Os principais nomes na corrida são o do líder do chamado Centrão, Arthur Lira, do  PP de Alagoas, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro;  e   Baleia Rossi, do  MDB de São Paulo, candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tenta emplacá-lo como sucessor.

A eleição tem um peso grande não só porque cabe ao presidente da Câmara definir as pautas de votação, mas também porque ele decide, sozinho, se autoriza ou não a abertura do processo de impeachment do presidente da República.

Outro fator relevante é que o presidente da Câmara ocupa o segundo lugar na linha de sucessão da Presidência da República.

Além deles anunciaram candidaturas:

Alexandre Frota (PSDB-SP) – Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.

André Janones (Avante-MG) – Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.

Fábio Ramalho (MDB-MG) – Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.

General Peternelli (PSL-SP) – Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.

Luiza Erundina , do PSOL de São Paulo.

E Marcel van Hattem ,  dpo Rio Grande do Sul, candidato do Novo

Na ultima sexta-feira o presidente Jair Bolsonaro  promoveu a exoneração simbólica da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que  são deputados pelo DEM  do  Rio Grande do Sul  e  Mato Grosso do Sul, respectivamente.

A manobra serve para que os dois possam retomar, nesta segunda-feira, o mandato e assim garantir voto no deputado Artthur Lira, do PP de Alagoas,  candidato apoiado por Jair Bolsonaro.

A expectativa é que ambos assumam novamente as cadeiras ministeriais amanhã.

O Senado  também define, em votação secreta nesta segunda-feira, quem irá presidir a Casa pelos próximos dois anos.

Cinco senadores anunciaram que vão participar da eleição: Rodrigo Pacheco (DEM-MG); Simone Tebet (MDB-MS); Lasier Martins (Pode-RS); Major Olimpio (PSL-SP); e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).