Conectado com

Geral

Câmara rondonense vota em primeiro turno da LDO 2021

Por maioria, vereadores rejeitaram a proposta de “Emenda impositiva”

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou por unanimidade, ontem, em primeira votação, o projeto de lei do Executivo Municipal que trata que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2021.

Pelo projeto a previsão da receita orçamentária para o Município no próximo ano é de 229 milhões e 700 mil reais, cerca de 10 milhões a mais do que o estimado para 2020.

Na justificativa do projeto de lei, o prefeito Marcio Rauber destacou que, em razão da crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus, a previsão orçamentária do ano que vem poderá ser alterada.

A LDO é a ferramenta legal que dá suporte à elaboração da lei orçamentária de Marechal Cândido Rondon e através dela, são estabelecidas as metas e prioridades da administração municipal para o ano seguinte.

Para isso, a LDO fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; e disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas.

Embora aprovado por unanimidade em primeiro turno, o projeto de lei teve ampla discussão, em razão de emenda apresentada pelos vereadores presidente Claudio Kohler , Adelar Neumann, Adriano Cottica, Arion Nasihgil, Josoé Pedralli e Ronaldo Pohl.

A proposta previa instituir na legislação municipal a “emenda parlamentar impositiva”, através da qual, os vereadores teriam o direito de obrigar o Executivo Municipal a aplicar 1,2% da receita anual líquida do orçamento municipal em obras e ações por eles determinadas.

Deste percentual, metade seria destinada a ações e serviços públicos de saúde e o restante ficaria a livre critérios dos vereadores.

A criação dessa “emenda parlamentar impositiva” foi derrubada por sete votos contrários e cinco favoráveis.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Prefeito Márcio Rauber vai entrar com mandado de segurança solicitando reabertura do comércio

Reportagem Maiko Bücker

Continue Lendo

Geral

Marechal Rondon regista aumento significativo nos casos de coronavírus

Assessoria

NOTA

O Setor de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, vem por meio desta, informar que o grande salto no número de casos de COVID-19, nesta sexta-feira, dia 03 de julho, no boletim diário, se dá em virtude da liberação dos resultados dos exames encaminhados para o LACEN (Laboratório Central do Estado), das coletas realizadas na cadeia pública rondonense, onde constatou-se surto. Até às 15h40, de hoje, portanto, 69 presos tiveram resultado positivo para o novo coronavírus.

Outro fator para o aumento é que em uma grande empresa do município, confirmou-se quatro casos, o que já é considerado surto da doença no local.

Ontem, quinta-feira, dia 02, eram contabilizados 54 casos. Hoje, portanto, são 131 casos confirmados em Marechal Rondon.

Mais uma vez pede-se que a população tome os devidos cuidados para evitar a proliferação da doença. A colaboração de todos, é muito importante.

Secretaria de Saúde
Marechal Cândido Rondon

Continue Lendo

Geral

Secretária de Saúde fala sobre primeiro caso confirmado de Covid-19 em Nova Santa Rosa

Assessoria

A secretária de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa, Lígia Rambo, gravou nesta sexta-feira (03) um vídeo confirmando e esclarecendo o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. O paciente encontra-se em isolamento domiciliar desde a realização do exame e com sintomas leves.

Com isso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa enfatiza os cuidados necessários para a prevenção e disseminação do vírus. É importante lembrar que não estamos imunes e devemos fazer a nossa parte para evitar a disseminação e o contágio.

Lave as mãos com frequência, higienize as mãos e objetos pessoais com álcool gel, use máscara, se puder fique em casa, evite tocar olhos, nariz e boca, use o cotovelo para cobrir a boca ao tossir ou espirrar, evite aglomerações e mantenha distância segura de outras pessoas.

A luta contra o coronavírus é de todos. Juntos vamos vencer!

Com informação,
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.