Conectado com

Geral

Câmara rondonense vota em primeiro turno da LDO 2021

Por maioria, vereadores rejeitaram a proposta de “Emenda impositiva”

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou por unanimidade, ontem, em primeira votação, o projeto de lei do Executivo Municipal que trata que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2021.

Pelo projeto a previsão da receita orçamentária para o Município no próximo ano é de 229 milhões e 700 mil reais, cerca de 10 milhões a mais do que o estimado para 2020.

Na justificativa do projeto de lei, o prefeito Marcio Rauber destacou que, em razão da crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus, a previsão orçamentária do ano que vem poderá ser alterada.

A LDO é a ferramenta legal que dá suporte à elaboração da lei orçamentária de Marechal Cândido Rondon e através dela, são estabelecidas as metas e prioridades da administração municipal para o ano seguinte.

Para isso, a LDO fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; e disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas.

Embora aprovado por unanimidade em primeiro turno, o projeto de lei teve ampla discussão, em razão de emenda apresentada pelos vereadores presidente Claudio Kohler , Adelar Neumann, Adriano Cottica, Arion Nasihgil, Josoé Pedralli e Ronaldo Pohl.

A proposta previa instituir na legislação municipal a “emenda parlamentar impositiva”, através da qual, os vereadores teriam o direito de obrigar o Executivo Municipal a aplicar 1,2% da receita anual líquida do orçamento municipal em obras e ações por eles determinadas.

Deste percentual, metade seria destinada a ações e serviços públicos de saúde e o restante ficaria a livre critérios dos vereadores.

A criação dessa “emenda parlamentar impositiva” foi derrubada por sete votos contrários e cinco favoráveis.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Incêndio destrói depósito de madeiras em Palotina

Um incêndio foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (em um barracão usado como depósito de madeiras, localizado nas proximidades do Mercado santo Antônio, em Palotina.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.

As causas do incêndio ainda serão apuradas.

Fonte: Correio do Ar

Continue Lendo

Geral

Unioeste inaugura obra e lança selo dos 40 anos de existência em Mal. Rondon

Em solenidade realizada na tarde de ontem, no campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, foi inaugurado o prédio dos programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia e História.

Na ocasião, o diretor geral do campus, Davi Félix Schreiner, lançou o selo comemorativo aos 40 anos do campus rondonense e apresentou o projeto do Centro de Convivência, investimento já aprovado e que pode começar a ser construído ainda este ano.

Respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus, o evento foi transmitido on-line, nas plataformas digitais da universidade, e, presencialmente, contou com a presença de várias autoridades, incluindo o  reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

Os 40 anos da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, incluindo o período de Facimar, será detalhado na edição deste sábado do quadro “A Personalidade da Semana”.

O entrevistado será o diretor-geral do campus local, Davi Schreiner..

 

Continue Lendo

Geral

IML aguarda exames para apontar causa morte de ex-ginasta que morava em Toledo

Divulgação

O Instituto Médico Legal de Toledo aguarda a chegada de novos exames para identificar a causa da morte da ginasta Ana Paula Scheffer, de 31 anos.

A jovem morava com os pais e faleceu na última sexta-feira, dia 16, na cidade de Toledo.

A causa da morte só deve ser conhecida após a chegada dos resultados dos exames laboratoriais, mas ainda não há previsão.

A informação inicial de que a morte teria ocorrido em função de um infarto fulminante chamou atenção, principalmente de profissionais da medicina, já que Ana Paula Scheffer sempre foi uma pessoa saudável.

Ana Paula representou o Brasil em competições internacionais importantes: em 2007 ela foi medalha de bronze no aparelho Arco, nos Jogos Pan Americanos, feito então era inédito para a modalidade.

Ela também participou do Campeonato Pan-Americano de 2005, jogos Sul-Americanos de 2006 em Buenos Aires e de 2010 em Medellin.

A ginasta também esteve no campeonato mundial de 2009, no Japão.

A atleta renomada que virou referência internacional estava atuando como treinadora no Centro de Iniciação ao Esporte Alice Martelli, onde repassava o conhecimento a mais de 200 crianças em Cascavel.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.