Nesta quinta-feira (23), as Secretarias de Saúde e Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, por meio do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA), iniciaram a campanha sobre a importância da aquisição de produtos de origem animal (carne, leite, ovos, mel e pescado) de empresas registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
A médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Maria Carolina Rodrigues, juntamente com a chefe de divisão da Vigilância Sanitária, Aline Maldaner estão realizando visitas aos estabelecimentos do município, reforçando a importância da compra de produtos com os selos e produtores credenciados.
As profissionais também estão repassando um comunicado técnico que contém a relação das empresas com registro SIM-POA de Pato Bragado, sendo elas, Niderle Comércio de Carnes, Pescados do Gelson Eireli, Valdir Marholt, Irio Bender, Fernando L. Bianchessi, Marlise Stein Pauli, Claudete Terezinha Wentz, Leonir e Rosi Wolff, Ricardo Pressel, Mercearia Estrela, Supermercados Rainha e Itaipu.
Maria Carolina e Aline advertem que produtos sem identificação e sem rotulagem, comercializados ilegalmente não contribuem para economia e ainda causam sérios problemas de saúde. Elas apontam que consumidores que adquirem produtos de empresas registradas no sistema de inspeção, garantem a produção controlada e acompanhada por um responsável técnico, que é supervisionado por um médico veterinário do serviço de inspeção.
TREINAMENTO
No ano de 2021, a Secretaria de Agricultura promoveu, em três etapas, o treinamento de boas práticas de fabricação de produtos, por meio do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA).
Assim, foram regularizadas as empresas e agroindústrias, conforme prevê a legislação.