Rádio Difusora do Paraná

CAPS rondonense passa por vistoria para se credenciar a receber recursos do Ministério da Saúde

Município realizou recentemente obras de reformas e ampliações na unidade

Nesta semana, as técnicas Simone Zelonh e Karine Pês da área da saúde mental e Vigilância Sanitária da 20ª Regional de Saúde de Toledo, estiveram no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Laços de Amor, de Marechal Rondon, para a realização de uma vistoria técnica do local. Trata-se de um dos requisitos para o processo de credenciamento e habilitação dos serviços junto ao Ministério da Saúde. Elas foram recebidas pela secretária de Saúde, Marciane Specht, pela coordenadora do CAPS, Lilian Raquel Werner, e demais membros da equipe.

Atualmente o CAPS está sendo custeado pelo município e incluso no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), deliberado pela Comissão Intergestores Bipartite, com o projeto técnico e a resolução deferidos pelo Conselho Municipal de Saúde. Para tanto, a estrutura física passou por adequações e reformas, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Posteriormente ao deferimento da vistoria realizada pela 20ª Regional, será incluída a solicitação de habilitação ao Ministério da Saúde no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde – SAIPSP. Quando todo o trâmite for finalizado, o repasse mensal deverá ser de R$ 28 mil.

Foi investido recentemente na reforma e ampliação do CAPS rondonense o montante de R$ 41.181,72, com a utilização de recursos próprios do município.

Atendimentos

O CAPS atende a pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

Os atendimentos no centro são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com horários agendados.

O usuário pode ter a sua entrada no CAPS através de encaminhamentos nas Unidade Básica de Saúde – UBS, Estratégias da Saúde da Família – ESFs, Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Hospital Municipal Dr. Cruzatti e Rede de Serviços do município (Centro de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência em Assistência Social – CREAS, Conselho Tutelar, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF; e Ministério Público).

O CAPS situa-se na rua Sete de Setembro, 1945, esquina com a Rua Piauí, Bairro Espigão. Contato: 3254-7880.

 

 

Fonte: Assessoria