Conectado com

Geral

Carla Rieger Bregoli é a nova presidente da Acimacar

A farmacêutica Carla Rieger Bregoli foi conduzida, nesta quinta-feira (15), ao cargo de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). A empresária encabeçava a única chapa inscrita para concorrer a eleição da presidência da entidade, composta por empresários de diversos setores do município que realizam seu trabalho de forma voluntária.

A votação para escolha da nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho do Jovem Empreendedor e Conselho da Mulher Empresária (CME) aconteceu das 8h30 às 17h45 de quinta-feira, na sede da entidade, por meio de voto secreto. O processo eleitoral deu-se neste formato em virtude da pandemia do Coronavírus, que impossibilitou a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade com a presença de público.

Após o fim do período eleitoral, as 18horas, foi realizada a contagem dos votos por parte da Comissão Eleitoral e, em seguida, as 18h30, iniciada a Assembleia Geral Ordinária em formato online, em uma live transmitida pela página do Facebook e pelo canal do Youtube da entidade.

Na oportunidade, foi apresentado o parecer do Conselho Fiscal com relação as contas das atividades da Gestão 2019/2021. Em seguida, o presidente da Comissão Eleitoral, Rafael Schröder, fez a leitura da ata de escrutínio, apontando que, com a maioria dos votos favoráveis, a chapa única encabeçada por Carla Rieger Bregoli foi considerada eleita.

O presidente da Gestão 2019/2021 da Acimacar, o arquiteto e urbanista Ricardo Luiz Leites de Oliveira, fez a passagem do cargo por meio da colocação do pin.

Leites citou que nos dois anos de sua gestão, se esforçou e se dedicou para dar o melhor de si e tem certeza que a presidente que o sucede fará o mesmo. “Não foi um período fácil, tivemos que nos reinventar, mas nós não desistimos. A Acimacar em momento algum ficou de braços cruzados, ficamos, sim, de mãos atadas”, argumenta.

Ele citou os investimentos feitos pela Acimacar no Hospital de Campanha, auxiliando para que o município rondonense não tivesse um problema maior no setor de saúde por conta da pandemia, além do investimento de mais de R$ 100 mil na campanha Retoma Marechal, para fomentar o comércio local.

“Apesar do momento atípico, tivemos diversas ações. E nós crescemos, nesta gestão, chegamos à marca de dois mil associados. Por todo esse resultado eu só tenho a agradecer a todos os diretores que se empenharam, colaboradores que não mediram esforços para a Acimacar crescer. É uma grande honra saber que somos a maior associação per capita do Estado e representamos o comércio, a indústria, a prestação de serviços e agronegócio, que trabalham todos os dias para o crescimento da nossa cidade. Tenho orgulho de ter feito parte dessa diretoria e presidido esta brilhante entidade”, conclui.

Já a nova presidente da Acimacar, além de parabenizar o presidente que deixa o cargo agradecendo a responsabilidade dividida, ressaltou que se sente honrada em assumir a presidência da Acimacar e agradeceu a confiança depositada pelos associados na nova presidência e diretoria da Acimacar.

“Estou ciente de que é enorme a minha responsabilidade de dar prosseguimento ao trabalho de tão ilustres presidentes que me antecederam e que fizeram desta associação uma das mais importantes e respeitadas do Paraná. Estamos vivendo um momento em que as relações humanas ganharam uma nova leitura, apesar disso, a Acimacar se manteve ativa lutando e apoiando as demandas que, pelo momento, nos foram impostas”, disse.

 

Diretoria Executiva – Gestão 2021/2022

Presidente – Carla Rieger Bregoli (Farmácia FarmaVidda)

1º Vice-Presidente – Ricardo Luiz Leites de Oliveira (Ricardo L. Arquitetos)

2º Vice-Presidente – Gerson Jair Froehner (Priori Sistemas)

Secretário – Dirceu da Cruz Vianna (Rádio Educadora)

Tesoureira – Eli Hofer (Escritório Contábil Rondon)

Vice-Presidente do Comércio – Geovana Aparecida da Silva Krause (Loja Silva)

Vice-Presidente da Indústria – Sandro Luiz Zastrow (Estofaria Zastrow)

Vice-Presidente do Agronegócio – Elói Darci Podkowa (Copagril)

Vice-Presidente de Prestação de Serviços – Marcos Rogério Kasburg (Auto Mecânica Marcão)

Vice-Presidente de Produtos e Serviços – Maicon Raupp (Construforma)

Vice-Presidente de Informações Cadastrais e Proteção ao Crédito – Eduardo Berndt (EB Treinamentos e Consultoria)

Vice-Presidente de Feiras e Campanhas – Elizeu Marcio dos Reis (Tadeu Materiais de Construção)

Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional – Mairus Gruber (Gruber – A loja do Marceneiro)

Vice-Presidente de Patrimônio – Hilário Laurindo Kayser (Gráfica Escala)

Vice-Presidente do Cooperativismo – Airton de Souza (Sicredi Aliança PR/SP)

Vice-Presidente de Responsabilidade Social – Sandra Marisa Meine Rieger (Casa Rieger)

Vice-Presidente de Responsabilidade Ambiental – Legário Gilberto Von Mühlen (Beto Marcas)

Vice-Presidente dos Núcleos Setoriais – Ildemar Kanitz (Colégio Evangélico Martin Luther)

Vice-Presidente do Turismo – Paulo Rodrigo Coppetti (Raport Comunicação Visual)

Vice-Presidente de Relações Públicas – Pedrinho Lourival Hartwig (Rádio Difusora)

Vice-Presidente de Inovação e Tecnologia – Nilmar João dos Santos (Evolusoft Sistemas)

Vice-Presidente do Conselho Jovem Empreendedor (Cojem) – Andreia Roberta Carlson (Indústria Top Vet)

VP Conselho da Mulher Empresária (CME) – Maira Fernanda Ludwig Rossetto (Verde Vale Turismo)

Vogais       

Mirta Steinmacher (Posto Panorama)

Celito Acelino Rauber (Cresol)

Paulo Adriano Grenzel (Escomar)

Fernando Barros Fenner (Sicredi Aliança PR/SP)

Conselho Fiscal – Titulares

Edson Doebber (Nober Assessoria Contábil) – Coordenador

Laercio Cipriano (C3 Assessoria Contábil)

Jackson Jandir Hubner (Sicoob Marechal)

Conselho Fiscal – Suplentes  

Sandra Nair Kuhn (Sandra’s Confecções)

Inara Luckmann (Foto Revelest)

Edemar Wollstein (Edemar Imóveis)

Departamento de Promoções, Eventos e Marketing  

Josué Luiz Simionato Maioli (Tropical Yamaha)

Arno Kunzler Jornal (O Presente)

Marlise Sulzbach Ricardi (Agrícola Horizonte)

Departamento de Assuntos Sindicais

Ademar Bayer (Sindicomar)

Conselho Orientador

Luciano Cremonese (Ultra Sistemas)

Ana Carolina Hildebrandt Seyboth (Grupo Sempre Vida)

Diretoria Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) – Gestão 2021/2022

Presidente – Andreia Roberta Carlson

Vice-Presidente – Rodrigo Zenatti

Secretária – Alana Muxfeld

Tesoureira – Daiana Urnauer

Capacitação – Sidnei Maier

Marketing – Cristian Diehl

Projetos – André Arndt

Serviços Internos – Jankeli de Paula

Consultivo – Douglas Alexandre Schütze

Diretoria do Conselho da Mulher Empresária (CME) – Gestão 2021/2022

Presidente – Maira Fernanda Ludwig Rossetto

1ª Vice-Presidente – Ivone Barbosa

2ª Vice-Presidente – Cirlei Neubeker Nascimento Silva

Secretária – Irene Nadir Turra

Vice-Secretária – Jussara Luisa Hanauer Mascarenhas

Tesoureira – Cleci Aparecida Teixeira

Vice-Tesoureira – Rosane Cristina Welter Martini

 

Eventos

Rosi Maria Fischer Sommer

Marilene Aparecida da Silva

Carla Pech

Conselho Fiscal

Silmara Denize Pazini

Ana Paula Baciquetti

Sandra Rieger

Assessoria de Imprensa

Sandra Nair Kuhn

Geral

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Fabricação e comercialização são proibidas no país desde 2009

 

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19) a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil. A reunião estava prevista para a última quarta-feira (17), mas foi adiada por causa de problemas técnicos e operacionais identificados no canal oficial de transmissão da agência no YouTube.

Desde 2009, uma resolução da agência proíbe a fabricação, comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape. No ano passado, a diretoria colegiada aprovou, por unanimidade, relatório técnico que indicava a necessidade de se manter a proibição dos dispositivos e a adoção de medidas adicionais para coibir o comércio irregular, como ações de fiscalização e campanhas educativas.

Entenda

Os dispositivos eletrônicos para fumar são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Embora a comercialização no Brasil seja proibida, eles podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e o consumo, sobretudo entre os jovens, tem aumentado.

Desde 2003, quando foram criados, os equipamentos passaram por diversas mudanças: produtos descartáveis ou de uso único; produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém, em sua maioria, propilenoglicol, glicerina, nicotina e flavorizantes), em sistema aberto ou fechado; produtos de tabaco aquecido, que possuem dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; sistema pods, que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham a pen drives, entre outros.

Consulta pública

Em dezembro, a Anvisa abriu consulta pública para que interessados pudessem participar do debate sobre a situação de dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil, “com argumentos científicos e relatos relevantes relacionados ao tema”. A proposta de resolução colocada em discussão pela agência foi a de manutenção da proibição já existente. A consulta foi encerrada em fevereiro. Pouco antes do prazo ser encerrado, a Anvisa havia recebido 7.677 contribuições sobre o tema.

Perigo à saúde

Com aroma e sabor agradáveis, os cigarros eletrônicos chegaram ao mercado com a promessa de serem menos agressivos que o cigarro comum. Entretanto, a Associação Médica Brasileira (AMB) alerta que a maioria absoluta dos vapes contém nicotina – droga psicoativa responsável pela dependência e que, ao ser inalada, chega ao cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas que trazem sensação imediata de prazer.

De acordo com a entidade, nos cigarros eletrônicos, a nicotina se apresenta sob a forma líquida, com forte poder aditivo, ao lado de solventes (propilenoglicol ou glicerol), água, flavorizantes (cerca de 16 mil tipos), aromatizantes e substâncias destinadas a produzir um vapor mais suave, para facilitar a tragada e a absorção pelo trato respiratório. “Foram identificadas centenas de substâncias nos aerossóis, sendo muitas delas tóxicas e cancerígenas.”

Ainda segundo a AMB, o uso de cigarro eletrônico foi associado como fator independente para asma, além de aumentar a rigidez arterial em voluntários saudáveis, sendo um risco para infarto agudo do miocárdio, da mesma forma que os cigarros tradicionais. Em estudos de laboratório, o cigarro eletrônico se mostrou carcinógeno para pulmão e bexiga.

Surto de doença pulmonar

Entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, foi registrado um surto de doença pulmonar em usuários de cigarros eletrônicos. Apenas nos Estados Unidos, foram notificados quase 3 mil casos e 68 mortes confirmadas.

Congresso Nacional

Além do debate no âmbito da Anvisa, tramita no Senado o Projeto de Lei (PL) 5008/2023, de autoria da senadora Soraya Thronicke, que permite a produção, importação, exportação e o consumo dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Jovens

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 22,6% dos estudantes de 13 a 17 anos no país disseram já ter experimentado cigarro pelo menos uma vez na vida, enquanto 26,9% já experimentaram narguilé e 16,8%, o cigarro eletrônico.

O estudo ouviu adolescentes de 13 a 17 anos que frequentavam do 7º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio das redes pública e privada.

Controle do tabaco

O Brasil é reconhecido internacionalmente por sua política de controle do tabaco. Em julho de 2019, tornou-se o segundo país a implementar integralmente todas as medidas previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no intuito de reduzir o consumo do tabaco e proteger as pessoas das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

 

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Governo lança canal no Telegram como mais uma fonte de informações seguras

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Governo do Paraná conta com mais um canal de comunicação direta com a população. Assim como já acontece com o WhatsApp e outras plataformas, agora as notícias diárias de interesse dos cidadãos também podem ser compartilhadas por outro aplicativo de troca de mensagens: o Telegram.

 

O Governo do Paraná conta com mais um canal de comunicação direta com a população. Assim como já acontece com o WhatsApp e outras plataformas, agora as notícias diárias de interesse dos cidadãos também podem ser compartilhadas por outro aplicativo de troca de mensagens: o Telegram.

A iniciativa faz parte da campanha liderada pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) para oferecer à população mais uma opção de compartilhamento de informações seguras. “Esse é mais um canal que o Governo do Paraná cria para reforçar o compartilhamento de informações não apenas úteis, mas também confiáveis, combatendo a proliferação de fake news”, destaca o secretário da Comunicação, Cléber Mata.

Para ter acesso às informações do Governo do Paraná via Telegram, basta acessar esse link que encaminha direto para a comunidade virtual do aplicativo. Para entrar diretamente pelo app, é preciso ir ao campo de busca e digitar “Governo do Paraná”, clicar em “Entrar” no rodapé da ferramenta e pronto.

A população também pode receber as notícias do Governo Estadual pelo canal do WhatsApp entrando diretamente neste link. Já para entrar na comunidade de informações oficiais pelo aplicativo, o usuário deve clicar na aba “Atualizações”, entrar em “Canais” e clicar no “+” e em seguida no “Encontrar Canais”, onde deve ser digitado “Governo do Paraná”. Aí basta clicar em “seguir” e pronto.

O Governo do Paraná também está em outras redes sociais e plataformas com conteúdos que variam entre notícias em texto, fotos e vídeos, sempre com informações de interesse público. Basta seguir um desses canais:

Instagram – @governodoparaná

X – Twitter – https://twitter.com/governoparana

Facebook – https://www.facebook.com/governoparana

Spotify – https://open.spotify.com/user/31w6k2atiodkdwgkrs5mgj7lnf3y?si=1888e1f95329458f

YouTube www.youtube.com/@GovernoParanaOficial

TikTok https://www.tiktok.com/@governoparana

Fonte: AEN
Continue Lendo

Geral

Copagril tem assembleia extraordinária convocada para hoje

A Cooperativa Agroindustrial Copagril tem assembleia geral extraordinária convocada para hoje, 19 de abril, nas dependências da AACC em Marechal Cândido Rondon.

Conforme o edital assinado pelo presidente Elói Podkowa, todos os 6.618 associados da cooperativa estão aptos a participar e portanto convocados.

A primeira convocação está Marc Ada para às 12 horas; a segunda às 13 e a terceira e última, com presença mínima de dez associados, às 14 horas.

A assembleia vai deliberar sobre aprovação do Plano de Capitalização , bem, como o projeto técnico para utilização de recursos do financiamento através do Pronaf-quotas partes.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.