Rádio Difusora do Paraná

Casos suspeitos de coronavírus coloca saúde paranaense em alerta

Curitiba é uma das três cidades brasileiras com casos suspeitos de coronavírus.

Ontem, pela manhã, foi confirmada a primeira suspeita de uma paciente de Belo Horizonte, Minas Gerais.

No começo da noite o Ministério informou que foram notificados, até às 17 horas, outros dois casos suspeitos: um em Curitiba e o outro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Já no meio da noite, as secretarias de saúde do Paraná e de Curitiba confirmaram um segundo caso suspeito na Capital.

O Laboratório Central do Paraná descartou um dos casos suspeito de Coronavírus: a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que um dos casos foi confirmado como Influenza B.

O laudo é de um homem de 29 anos, que era suspeito de ter contraído o vírus.

Outro caso suspeito envolve um mulher moradora de Curitiba, que foi até uma Unidade de Pronto Atendimento e acabou sendo encaminhada para internamento no Hospital das Clínicas.

Os dois viajaram à China recentemente e estão em monitoramento.

Nota Informativa destaca que é prudente adotar os cuidados básicos de higiene para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas.

Em humanos, o novo Coronavírus pode ser transmitido pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, sendo também transmitido por objetos contaminados.

O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.

No caso de sintomas sugestivos de doença respiratória, as pessoas devem procurar atendimento médico e compartilhar o histórico de viagens.

A Organização Mundial da Saúde aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade.

Com quase três mil casos confirmados e 100 mortes, segundo o boletim da OMS de segunda-feira, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.