Rádio Difusora do Paraná

Castrapet ainda dispõe de vagas para cães machos em Marechal Rondon

Procedimentos serão realizados no domingo (03) e na segunda-feira (04)

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), que visa controlar a população desses animais, além de prevenir zoonoses, é uma ação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com o apoio da Secretaria de Saúde rondonense, através da Vigilância Sanitária.

Em Marechal Cândido Rondon ainda restam algumas vagas para cães machos. A proposta contempla exclusivamente pets da população de baixa renda, de organizações da sociedade civil ou de protetores independentes. As inscrições devem ser realizadas no departamento de Vigilância Sanitária rondonense, na rua Independência, 940, sala 3, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Os procedimentos serão realizados nos dias 03 e 04 de novembro, no parque de exposições, com entrada pelo portão de frente ao Ginásio de Esportes Ney Braga.

No dia do procedimento

Os tutores deverão apresentar documentos pessoais, protocolo de cadastramento e a carteira de vacinação do animal. O animal deve estar em jejum alimentar de no mínimo 6 horas e no máximo de 8 horas e com, pelo menos, 4 horas sem beber água. Deve-se dar banho no animal um dia antes da cirurgia, preferencialmente com sabonete ou shampoo.

O animal deve ser levado ao local de castração de forma segura, com guia e coleira ou caixa de transporte, de tamanho compatível e que permita ventilação adequada. Se necessário, pede-se que se coloque focinheira. O animal deve ser mantido em local arejado até o início do procedimento. É expressamente proibido manter os animais no interior de veículos.

O tutor deverá permanecer no local durante o procedimento. Serão fornecidas a medicação pós-operatória e as orientações para administrá-la. Sugere-se que todos levem um cobertor ou manta para que o aquecimento do animal seja mantido durante o transporte para casa. O tutor deverá providenciar colar elisabetano ou malha de proteção, até a retirada dos pontos.

As castrações serão com horários pré-agendados. Pede-se que todos cheguem com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Mais informações pelos telefones (45) 3254-9956 ou pelo WhatsApp (45) 99932-7425.

 

Fonte: Assessoria