Conectado com

Geral

Celebrações presenciais da Diocese de Toledo serão retomadas no dia 16 de maio de 2020

ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS

A Diocese de Toledo continua reafirmando a necessidade de colaborar, com responsabilidade, para a prevenção do novo coronavirus (Covid 19) tomando as medidas necessárias, considerando as orientações e deliberações das autoridades de saúde pública. Por isso, desde 20 de março estamos celebrando as missas sem a participação do povo. Muitos municípios já se manifestaram, através de decretos, sobre
as atividades religiosas coletivas possibilitando a retomada das celebrações eucarísticas com a participação do povo. Portanto, seguem as orientações para as celebrações eucarísticas na Diocese de Toledo:

1. A partir desta data ficam revogadas as determinações anteriores que suspendiam as celebrações da missa com participação do povo;

2. A partir do dia 16 de maio de 2020 poderão ser retomadas as celebrações da missa com participação do povo nas paróquias que estão autorizadas por decretos municipais;

3. A mesma autorização se refere às reuniões pastorais e realização de outros sacramentos;

4. As celebrações do sacramento da Crisma continuam suspensas;

5. Não há como estabelecer diretrizes iguais para a toda a Diocese. Portanto, para a abertura das igrejas com celebrações dos sacramentos para os fiéis, cada Paróquia siga rigorosamente as regras determinas pelo Prefeito Municipal, emanadas através de Decreto Municipal. O diálogo com as autoridades é de fundamental importância neste momento.

6. Normalmente os decretos municipais indicam regras tais como: manter distanciamento de dois metros entre os fiéis, fornecimento de álcool em gel para higienização das mãos de todos os presentes, obrigatoriedade do uso de máscaras (cf. Lei Estadual 20.189/20 de 28/04/2020). As celebrações sejam breves, os ambientes estejam arejados. Evitem a todo custo as aglomerações. Sejam efetuadas
a limpeza dos ambientes, antes e ao final das celebrações e reuniões.  Rua General Rondon, 2006 – Cx.Postal 220 – Fone/Fax: (045) 3252-1417 / 3252-2248 – 85900-970 – Toledo – PR – E-mail: curia@diocesetoledo.org – Site: www.diocesetoledo.org

7. Os idosos e as pessoas enquadrados nos grupos de riscos bem como as crianças até doze anos não poderão participar das reuniões e celebrações. Portanto, estão desobrigados do compromisso de participar das missas dominicais (conforme o cânone 1248 do Código de Direito Canônico). Cada Paróquia siga as regras específicas no seu município.

8. Recomendo que cada paróquia encontre meios para acompanhar, animar e atender as necessidades espirituais dos doentes e idosos;

9. Usando as prerrogativas do cânone 87 §1 do Código de Direito Canônico, fica proibida a distribuição da Eucaristia sob as duas espécies, bem como, fica vedada a distribuição da comunhão na boca dos fiéis, sendo permitido apenas recebe-la na palma da mão;

10. Continuam suspensas as festas, escolas de formação paroquias que excedem o número de 50 pessoas. Da mesma forma os encontros de catequese (crianças, jovens e adultos);

11. O momento exige de todos muita compreensão e paciência para lidar com as mais diversas situações que certamente surgirão;

Agradeço a atenção e os esforços de todos. Continuemos a rezar pela superação desta pandemia e, de modo especial, pelas vítimas e por aqueles que estão a serviço dos doentes.

Confiemos na graça de Deus, iluminação e assistência do Espírito Santo. Que nosso padroeiro Cristo Rei e Maria, Mãe da Igreja, intercedam pela nossa Diocese e nos ajudem a assumir os desafios que a momento atual exige.

O Padre André Boffo Mendes, da Paróquia Mãe da Igreja, do bairro Bota Fogo, em Marechal Rondon comenta a respeito

 

Toledo, PR, 11 de maio de 2020

Orientações_Celebração_Eucarística

Geral

Pai envenenou bebê de cinco dias com mamadeira de leite com chumbinho enquanto mãe tomava banho

O homem preso em flagrante por envenenar a própria filha de cinco dias de vida deu mamadeira com leite e veneno à criança enquanto a mãe tomava banho, de acordo com a Polícia Civil. A bebê foi socorrida, mas não resistiu e morreu.

O caso foi detalhado pela corporação à imprensa na tarde desta quinta-feira (25), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Segundo o delegado Sérgio Ricardo, o homem, identificado como Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos, aproveitou o momento em que a mãe da bebê tomava banho para preparar o leite envenenado e dar à criança.

Continue Lendo

Geral

Bebê de seis meses morre com coqueluche no Paraná

Morte de outra criança de três meses em Irati é investigada

Um bebê de seis meses morreu com diagnóstico de coqueluche. A criança é de Londrina, no norte do Paraná.

A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (25). A doença é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria.

A morte de outro bebê, de três meses, morador de Irati, também é investigada. Segundo dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná.

Prevenção

A contaminação pode ser prevenida através da vacinação durante a gestação. A dose da vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20ª semana de cada gravidez, podendo ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê (puerpério). As crianças são imunizadas contra a doença por meio da vacina pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida, já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

A Sesa também informou que uma força-tarefa foi desenvolvida para aumentar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação,nas cidades do Paraná. A ação é direcionada para as vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite, que estão com baixa adesão no Estado.

 

Redação Catve

Continue Lendo

Geral

Rondonense realiza exposição de relíquias e conta sobre a história do município.

Foto: Rafael Sturm

O rondonense Orlando Miguel Sturm, proprietário da “Casa Orlando” que se localiza na Rua Tiradentes, número 567, preparou uma exposição de relíquias que contam a história do município de Marechal Cândido Rondon, abrindo mão de parte de suas vitrines para homenagear a cidade na semana do aniversário municipal.

Orlando é colecionador nato, que possui uma grandiosa coleção sobre a história do município, como revistas, livros, fotografias, diferentes objetos antigos, mapas e até um dos cerrotes que foi utilizado na época do desmatamento, como diz o hino municipal “Ao som da serra e do machado, três homens hastearam a bandeira” e “Na linda terra do pinheiro, cresceu um povo hospitaleiro”.

Acompanhe a seguir a entrevista completa com o pioneiro Orlando Miguel Sturm.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.