Rádio Difusora do Paraná

Cerca de 200 paraguaios ainda aguardam para entrar no país vizinho

350 pessoas já foram repatriadas pelo governo paraguaio desde o fechamento da fronteira

A Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, que liga o Brasil ao Paraguai, se tornou nos últimos dias, a moradia de centenas de paraguaios que aguardam no local liberação para retornarem ao país natal.

Grande parte desempregados por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o grupo busca no país vizinho, uma ajuda que não encontrou no Brasil.

Com as fronteiras fechadas, é preciso aguardar bastante tempo na Ponte Internacional da Amizade até que as autoridades paraguaias liberem o acesso. Assim que entram em território paraguaio, o grupo é diretamente encaminhado para abrigos onde devem cumprir a quarentena obrigatória.

Um desses abrigos temporários fica a 11 quilômetros da Ponte Internacional da Amizade, ainda em Cidade do Leste e funciona em um galpão comercial.

Cerca de 350 paraguaios já conseguiram repatriação desde que a fronteira foi fechada, mas segundo o último boletim, até às 19h de domingo (19), outros 209 ainda aguardavam na Ponte Internacional da Amizade.

De forma improvisada, o grupo, formado por adultos e crianças, está exposto ao frio, chuva e calor. Eles recebem ajuda de militares do Paraguai e do Brasil, como alimentação e espaço para higiene pessoal.

Redação Catve.com