Conectado com

Geral

Chuvas acabam com os incêndios no Pantanal

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais garante que não tem mais focos ativos

As chuvas que caíram nos últimos dias na região central do Brasil apagaram os incêndios recorde que castigavam o Pantanal, segundo análises de imagens de satélite divulgadas nesta segunda-feira.

 O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que a região do Pantanal, que teve quase um milhão de hectares queimados este ano, não tem mais focos ativos.

Os incêndios bateram um recorde histórico para o mês de novembro, com 3.957 acumulados segundo dados disponíveis até domingo, quase nove vezes mais que a média histórica para todo o mês.

A região, que abriga grande diversidade de fauna e depende do ecoturismo, foi cenário de incêndios severos por várias semanas devido, sobretudo, à forte seca.

Segundo a ONG Instituto Centro de Vida (ICV) ao menos 6% do Pantanal, ao sul da Amazônia Legal, foram alcançados pelas chamas.

 O pior registro para um mês de novembro completo era de 2022, quando foram detectados 2.328 focos.

A maior parte da área queimada este mês foi a que corresponde ao estado de Mato Grosso. Segundo especialistas, os incêndios recorrentes no Pantanal são causados principalmente pela ação humana, especialmente o uso de queimadas controladas para regenerar ou aumentar os terrenos agrícolas.

A  situação se agravou neste fim de ano pela seca que castiga várias regiões do país, inclusive a Amazônia, maior floresta tropical do planeta.

O Pantanal se estende por uma superfície de mais de 170.000 km2 nos territórios de Brasil, Bolívia e Paraguai.

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, vivem no bioma 656 espécies de aves, 159 de mamíferos, 325 de peixes, 98 de répteis, 53 de anfíbios e mais de 3.500 espécies de plantas.

 

Fonte: INPE

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Forte chuva alaga ruas e casas em Guaíra; uma ponte caiu

Divulgação

A forte chuva que atingiu Guaíra deixou estragos em vários pontos da cidade. Alagamentos e até mesmo uma ponte caiu.

Os locais mais atingidos com alagamentos foram a região da UPA, onde ruas ficaram interditadas e carros chegaram a ser arrastados com a água. No Lago, aos fundos da UPA, a água também tomou conta do gramado e chegou até na rua.

A própria Unidade de Pronto Atendimento foi prejudicada com a chuva, uma vez que a água adentrou a unidade hospitalar. O acesso à UPA também foi dificultado, em razão do alagamento no entorno.

Segundo a Prefeitura de Guaíra, apesar no alagamento na UPA, o atendimento seguiu normalmente.

Outros bairros atingidos foram o Jardim Zeballos e Vila Rica, onde ruas ficaram intransitáveis e casas tomadas pela água. Vários moradores tiveram grandes prejuízos com o alagamento de suas casas.

Já no Santa Paula, a ponte que liga o bairro à Vila Malvinas acabou caindo com o excesso de chuva. O trânsito no local está bloqueado e os bairros também tiveram problemas com alagamentos.

Segundo o Simepar, foram mais de 80mm de chuva registrados na estação meteorológica de Guaíra em um curto período de tempo, na noite de ontem.

A previsão para esta segunda-feira é mais chuva, sendo esperados 24mm. Para o restante da semana, também há previsão de pancadas de chuva diariamente até sexta-feira.

Fonte: Ponto da Notícia

 

Continue Lendo

Geral

Campeões de voleibol e de jiu-jitsu são recepcionados pelo prefeito rondonense

Os atletas e dirigentes das equipes Aprove Jiu-Jitsu e Vôlei Marechal foram recepcionados, há instantes, pelo prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber. O encontro realizado na sala de reuniões do gabinete contou com as presenças do secretário municipal de Esporte e Lazer, Diogo Schneider, e do vereador Cristiano Metzner (Suko).

No sábado (02), a atleta Isabella Zarichta Scheidt tornou-se campeã mundial de jiu-jitsu, no Mundial Kids CBJJE, em disputa ocorrida na cidade de São Paulo. Silmar Eduardo ficou em 3º lugar na categoria adulto. Ambos integram a equipe Aprove Jiu-Jitsu.

Já a equipe Vôlei Marechal conquistou no sábado, em Maringá, o 9° título do Campeonato Paranaense de Voleibol Sub-19 Feminino. A vitória foi sobre Chopinzinho, por 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/15 e 25/15.

A exemplo de outras modalidades, as duas equipes recebem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas estudando e texto

Pode ser uma imagem de 13 pessoas, mesa e texto

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Clubes de Mães participam de reunião de planejamento

Acontece na tarde desta segunda-feira (04), no auditório da prefeitura rondonense, a reunião de planejamento para 2024 dos clubes de mães da sede e do interior. O encontro é organizado pela Secretaria de Assistência Social e está sendo comandado pela coordenadora dos clubes de mães, Lurdes Confetti. Também participam o coordenador dos clubes de idosos da prefeitura, Valdir Sachser, e o coordenador das associações de moradores, Rogério Scherer (o Picão).

Nesta terça-feira, às 9h, acontecerá o encontro com representantes dos clubes de idosos e à tarde, às 14h, com as associações de moradores.

Após as reuniões, a Secretaria de Assistência Social irá organizar o calendário oficial, que também terá os eventos oficiais do município e os realizados por entidades e instituições religiosas. A divulgação do calendário geral de eventos deverá acontecer no início do próximo ano.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas praticando ioga

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.