Geral
Chuvas acabam com os incêndios no Pantanal

Publicado em:
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais garante que não tem mais focos ativos
As chuvas que caíram nos últimos dias na região central do Brasil apagaram os incêndios recorde que castigavam o Pantanal, segundo análises de imagens de satélite divulgadas nesta segunda-feira.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que a região do Pantanal, que teve quase um milhão de hectares queimados este ano, não tem mais focos ativos.
Os incêndios bateram um recorde histórico para o mês de novembro, com 3.957 acumulados segundo dados disponíveis até domingo, quase nove vezes mais que a média histórica para todo o mês.
A região, que abriga grande diversidade de fauna e depende do ecoturismo, foi cenário de incêndios severos por várias semanas devido, sobretudo, à forte seca.
Segundo a ONG Instituto Centro de Vida (ICV) ao menos 6% do Pantanal, ao sul da Amazônia Legal, foram alcançados pelas chamas.
O pior registro para um mês de novembro completo era de 2022, quando foram detectados 2.328 focos.
A maior parte da área queimada este mês foi a que corresponde ao estado de Mato Grosso. Segundo especialistas, os incêndios recorrentes no Pantanal são causados principalmente pela ação humana, especialmente o uso de queimadas controladas para regenerar ou aumentar os terrenos agrícolas.
A situação se agravou neste fim de ano pela seca que castiga várias regiões do país, inclusive a Amazônia, maior floresta tropical do planeta.
O Pantanal se estende por uma superfície de mais de 170.000 km2 nos territórios de Brasil, Bolívia e Paraguai.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, vivem no bioma 656 espécies de aves, 159 de mamíferos, 325 de peixes, 98 de répteis, 53 de anfíbios e mais de 3.500 espécies de plantas.
Fonte: INPE

Geral
Forte chuva alaga ruas e casas em Guaíra; uma ponte caiu

Publicado em:
A forte chuva que atingiu Guaíra deixou estragos em vários pontos da cidade. Alagamentos e até mesmo uma ponte caiu.
Os locais mais atingidos com alagamentos foram a região da UPA, onde ruas ficaram interditadas e carros chegaram a ser arrastados com a água. No Lago, aos fundos da UPA, a água também tomou conta do gramado e chegou até na rua.
A própria Unidade de Pronto Atendimento foi prejudicada com a chuva, uma vez que a água adentrou a unidade hospitalar. O acesso à UPA também foi dificultado, em razão do alagamento no entorno.
Segundo a Prefeitura de Guaíra, apesar no alagamento na UPA, o atendimento seguiu normalmente.
Outros bairros atingidos foram o Jardim Zeballos e Vila Rica, onde ruas ficaram intransitáveis e casas tomadas pela água. Vários moradores tiveram grandes prejuízos com o alagamento de suas casas.
Já no Santa Paula, a ponte que liga o bairro à Vila Malvinas acabou caindo com o excesso de chuva. O trânsito no local está bloqueado e os bairros também tiveram problemas com alagamentos.
Segundo o Simepar, foram mais de 80mm de chuva registrados na estação meteorológica de Guaíra em um curto período de tempo, na noite de ontem.
A previsão para esta segunda-feira é mais chuva, sendo esperados 24mm. Para o restante da semana, também há previsão de pancadas de chuva diariamente até sexta-feira.
Fonte: Ponto da Notícia
Geral
Campeões de voleibol e de jiu-jitsu são recepcionados pelo prefeito rondonense

Publicado em:
Os atletas e dirigentes das equipes Aprove Jiu-Jitsu e Vôlei Marechal foram recepcionados, há instantes, pelo prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber. O encontro realizado na sala de reuniões do gabinete contou com as presenças do secretário municipal de Esporte e Lazer, Diogo Schneider, e do vereador Cristiano Metzner (Suko).
No sábado (02), a atleta Isabella Zarichta Scheidt tornou-se campeã mundial de jiu-jitsu, no Mundial Kids CBJJE, em disputa ocorrida na cidade de São Paulo. Silmar Eduardo ficou em 3º lugar na categoria adulto. Ambos integram a equipe Aprove Jiu-Jitsu.
Já a equipe Vôlei Marechal conquistou no sábado, em Maringá, o 9° título do Campeonato Paranaense de Voleibol Sub-19 Feminino. A vitória foi sobre Chopinzinho, por 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/15 e 25/15.
A exemplo de outras modalidades, as duas equipes recebem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Fonte: Assessoria
Geral
Clubes de Mães participam de reunião de planejamento

Publicado em:
Acontece na tarde desta segunda-feira (04), no auditório da prefeitura rondonense, a reunião de planejamento para 2024 dos clubes de mães da sede e do interior. O encontro é organizado pela Secretaria de Assistência Social e está sendo comandado pela coordenadora dos clubes de mães, Lurdes Confetti. Também participam o coordenador dos clubes de idosos da prefeitura, Valdir Sachser, e o coordenador das associações de moradores, Rogério Scherer (o Picão).
Nesta terça-feira, às 9h, acontecerá o encontro com representantes dos clubes de idosos e à tarde, às 14h, com as associações de moradores.
Após as reuniões, a Secretaria de Assistência Social irá organizar o calendário oficial, que também terá os eventos oficiais do município e os realizados por entidades e instituições religiosas. A divulgação do calendário geral de eventos deverá acontecer no início do próximo ano.
Fonte: Assessoria