Rádio Difusora do Paraná

Cigarrinha do milho será destacada em “A Personalidade da Semana”

Pelo segundo ano consecutivo, a cigarrinha do milho vem preocupando os produtores do Paraná, que tem no cereal seu principal insumo para a alimentação animal.

 

Na região Oeste, onde o milho safrinha tem papel importante no calendário agrícola, especialistas apontam uma redução de 20 sacas por hectare em função da praga.

Além de sugar a seiva das plantas, o inseto atua como vetor de doenças causando problemas como enfezamentos, tombamento e morte precoce das plantas, chegando a reduzir em até 70% a produtividade das lavouras.

O alto potencial destrutivo do inseto levou as autoridades fitossanitárias paranaenses a cogitarem um vazio sanitário como forma de controle.

O problema relacionado a cigarrinha do milho será abordado na edição de amanhã, sábado, de “A Personalidade da Semana”.

As explicações serão dadas pelo doutor Claudinei Antônio Minchio, engenheiro agrônomo e especialista em fitossanidade.]

Ele apresentará informações recentes sobre o controle do inseto, fruto de um trabalho de campo realizado em 2019 a pedido de uma cooperativa do Oeste do Paraná.

Naquele ano, a praga causou prejuízos significativos aos produtores do cereal, com o agravante de que pegou muitos de surpresa, uma vez que conviviam em paz com o insetinho, sem grandes prejuízos aparentes.

Como os produtores fazem o controle do percevejo e, muitas vezes, utilizam inseticida de forma desnecessária, ocorre um desequilíbrio dos inimigos naturais que controlam tanto ovos, como ninfas, quanto a própria cigarrinha adulta.

Neste contexto o doutor Claudinei faz a seguinte recomendação aos agricultores…

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2020/07/FAN-PACHECO-2.mp3?_=1

 

A matéria completa com o doutor Claudinei Antônio Minchi, engenheiro agrônomo especialista em fitossanidade, será levada ao ar neste sábado, a partir das 11h00, em A Personalidade da Semana, e reprisada no Jornal de Domingo, a partir do meio-dia.