Cigarrinha é tema de debate no fórum agronômico da Ocepar

Com o propósito de debater os problemas enfrentados pelos produtores com as lavouras de milho segunda safra no ciclo 2019/2020 e os desafios para o próximo período, o Sistema Ocepar promove mais uma edição do Fórum Agronômico,

O evento será amanhã as 8: 30 às 11 horas e 30 minutos por videoconferência, pela plataforma Teams.

O programa abre com a apresentação de proposta sobre o manejo da cigarrinha no Paraná, pelos especialistas Rodrigo Sakurada e Tiago Madalosso.

Depois, haverá o relato dos desafios enfrentados nas última duas safras, com representantes das cooperativas Cocamar, Copacol, Coasul, Nova Produtiva, Coamo e Coopavel.

A programação contempla ainda o debate sobre infestação, controle e problemas provocados pela cigarrinha no milho, com a participação de profissionais do IDR-Iapar e na sequência, representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná vão falar sobre as ações da entidade.

A propósito dos assuntos do fórum da Ocepar, o debate em torno da cigarrinha e dos enfezamentos na cultura do milho envolve toda a cadeia produtiva e tem sido razão de muita preocupação.

As perdas na safra de 2019 e mesmo agora na safrinha que está sendo colhida, criam a certeza de que a presença da praga pode comprometer também o milho verão, cuja janela de plantio abre nos próximos dias.

Na microrregião de Marechal Cândido Rondon, diversas entidades estão envolvidas numa campanha de conscientização, sobre o manejo de plantas vivas de milho, que precisam ser urgentemente eliminadas.

O engenheiro agrônomo da Copagril, Genésio Seidel, chama a atenção para que o trabalho seja feito corretamente e por todos os agricultores…..