Geral
Colheita do milho as safrinha avança na microrregião de Mal. Rondon

Publicado em:
Os agricultores da microrregião de Marechal Cândido Rondon estão aproveitando esta semana de tempo seco para intensificar a colheita da 2ª safra de milho, mais conhecida como “safrinha”.
Ao contrário de anos anteriores, quando nesse período a colheita do milho da safrinha estava em fase de conclusão, em 2020 os trabalhos estão em atraso e em poucas lavouras as colheitadeiras entraram em ação.
Ocorre que, a estiagem que castigou os municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon no momento mais seguro para o plantio, atrasou a colocação das sementes no solo.
Além disso, após a semeadura, o clima continuou desfavorável e, inclusive, alguns agricultores optaram em promover o replantio para evitar prejuízos ainda maiores em suas lavouras.
A seca castigou o perfeito desenvolvimento da cultura do milho, porém, não teria sido só isso que está resultando em menor produção: “o ataque da cigarrinha também foi considerável em algumas áreas”.
Segundo analistas de mercado, ainda é cedo para prestar informações detalhadas sobre produtividades, no entanto, a grande maioria das áreas colhidas ficou bem abaixo de 200 sacas por alqueire.
Com as condições climáticas atuais colaborando, os produtores rurais estão intensificando a colheita e as lavouras que recebem as colheitadeiras neste período já apresentam melhores desempenhos.
Também é possível constatar aumento no número de caminhões aguardando para serem descarregados, tanto em cooperativas como em cerealistas, o que aumenta também o ânimo no campo e na cidade.
Segundo o responsável pelo Setor de Compra e Venda de Grãos e Insumos da Agrícola Horizonte, Valdair Schons, apesar da redução em termos de produtividade, a qualidade do material é boa…
O funcionário da Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, destaca que a produtividade do milho da safrinha está variando bastante nas lavouras da microrregião de Marechal Cândido Rondon…
Questionado se a elevada cotação do milho, entre 40 e 41 reais, pode compensar eventuais prejuízos com a menor produtividade da safrinha, Valdair Schons acrescenta….

Geral
Biblioteca do Lago tem acervo renovado

Publicado em:
Os livros ficam à disposição da população para leitura no local e podem ser emprestados para posterior devolução
A Biblioteca do Lago, iniciativa do Rotary Club Marechal Cândido Rondon, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, foi instalada no lago municipal de Marechal Cândido Rondon em 2018. O espaço conta com vários exemplares de diferentes gêneros, como infantil, romance, entre outros. Recentemente o acervo foi renovado. O projeto visa oportunizar à população momentos de leitura e de entretenimento, no espaço de lazer que é bastante frequentado. Os livros ficam à disposição da população para leitura no local ou podem ser emprestados e podem ser emprestados para posterior devolução.
Os exemplares são oriundos de doações feitas pela população. Quem quiser doar, basta deixar os livros diretamente no local, ou nas bibliotecas Martinho Lutero e Cidadã, para que sejam selecionados e destinados ao acervo.
A Secretaria de Cultura lembra que livros também estão disponíveis para a população na Biblioteca Cidadã, no bairro São Lucas, e também na Biblioteca Martinho Lutero, ao lado da Câmara de Vereadores. Essa última, inclusive, recebeu recentemente a doação de livros de um curso completo de língua inglesa.
Fonte: Assessoria
Geral
Brilha Inox de Entre Rios vence Terra Roxa fora de casa e se classifica no Troféu Difusora

Publicado em:
Repórter – Guilherme Heinzen
Geral
CCO faz prestação de contas da Festa do Matambre Recheado de Bom Jardim

Publicado em:
Evento de prestação de contas foi realizado ontem à noite pela Comissão Organizadora da 29º edição da Festa do Matambre Recheado do distrito rondonense de Bom Jardim.
Segundo o presidente da CCO, Guido Herpich, o lucro obtido foi de mais de 90 mil reais, dividido entre três comunidades religiosas, os veteranos de Bom Jardim, e a CCO da festa..