Conectado com

Geral

Colheita do milho as safrinha avança na microrregião de Mal. Rondon

Ilustrativa

Os agricultores da microrregião de Marechal Cândido Rondon estão aproveitando esta semana de tempo seco para intensificar a colheita da 2ª safra de milho, mais conhecida como “safrinha”.

 

Ao contrário de anos anteriores, quando nesse período a colheita do milho da safrinha estava em fase de conclusão, em 2020 os trabalhos estão em atraso e em poucas lavouras as colheitadeiras entraram em ação.

Ocorre que, a estiagem que castigou os municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon no momento mais seguro para o plantio, atrasou a colocação das sementes no solo.

Além disso, após a semeadura, o clima continuou desfavorável e, inclusive, alguns agricultores optaram em promover o replantio para evitar prejuízos ainda maiores em suas lavouras.

A seca castigou o perfeito desenvolvimento da cultura do milho, porém, não teria sido só isso que está resultando em menor produção: “o ataque da cigarrinha também foi considerável em algumas áreas”.

Segundo analistas de mercado, ainda é cedo para prestar informações detalhadas sobre produtividades, no entanto, a grande maioria das áreas colhidas ficou bem abaixo de 200 sacas por alqueire.

Com as condições climáticas atuais colaborando, os produtores rurais estão intensificando a colheita e as lavouras que recebem as colheitadeiras neste período já apresentam melhores desempenhos.

Também é possível constatar aumento no número de caminhões aguardando para serem descarregados, tanto em cooperativas como em cerealistas, o que aumenta também o ânimo no campo e na cidade.

Segundo o responsável pelo Setor de Compra e Venda de Grãos e Insumos da Agrícola Horizonte, Valdair Schons, apesar da redução em termos de produtividade, a qualidade do material é boa…

 

O funcionário da Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, destaca que a produtividade do milho da safrinha está variando bastante nas lavouras da microrregião de Marechal Cândido Rondon…

 

Questionado se a elevada cotação do milho, entre 40 e 41 reais, pode compensar eventuais prejuízos com a menor produtividade da safrinha, Valdair Schons acrescenta….

 

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Biblioteca do Lago tem acervo renovado

Os livros ficam à disposição da população para leitura no local e podem ser emprestados para posterior devolução

A Biblioteca do Lago, iniciativa do Rotary Club Marechal Cândido Rondon, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, foi instalada no lago municipal de Marechal Cândido Rondon em 2018. O espaço conta com vários exemplares de diferentes gêneros, como infantil, romance, entre outros. Recentemente o acervo foi renovado. O projeto visa oportunizar à população momentos de leitura e de entretenimento, no espaço de lazer que é bastante frequentado. Os livros ficam à disposição da população para leitura no local ou podem ser emprestados e podem ser emprestados para posterior devolução.

Os exemplares são oriundos de doações feitas pela população. Quem quiser doar, basta deixar os livros diretamente no local, ou nas bibliotecas Martinho Lutero e Cidadã, para que sejam selecionados e destinados ao acervo.

A Secretaria de Cultura lembra que livros também estão disponíveis para a população na Biblioteca Cidadã, no bairro São Lucas, e também na Biblioteca Martinho Lutero, ao lado da Câmara de Vereadores. Essa última, inclusive, recebeu recentemente a doação de livros de um curso completo de língua inglesa.

Pode ser uma imagem de texto que diz "BBC BBC BBC BB BBC English English Interac English Intere English English Interactive English BBC BBC Igls English BBC BBC English! English English Interactive nglsh Englisn BBC English Interactive BBC English Interactive ×జ0p BBC English Interactive BBC English Interactive BBC English Interactive BBC English nglish Interactive BBC English Interactive BBC English Interactive BBC English Interactive BBC BBC English Interactive English Interactive BBC DMC BBC English Interactive DMP English Interao k) 5 Whurey"

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Brilha Inox de Entre Rios vence Terra Roxa fora de casa e se classifica no Troféu Difusora

Repórter – Guilherme Heinzen

 

Continue Lendo

Geral

CCO faz prestação de contas da Festa do Matambre Recheado de Bom Jardim

Evento de prestação de contas foi realizado ontem à noite pela Comissão Organizadora da 29º edição da Festa do Matambre Recheado do distrito rondonense de Bom Jardim.

Segundo o presidente da CCO, Guido Herpich, o lucro obtido foi de mais de 90 mil reais, dividido entre três comunidades religiosas, os veteranos de Bom Jardim, e a CCO da festa..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.