Conectado com

Geral

Colheita do trigo está em andamento na Regional do Deral de Toledo

Geada e falta de chuvas provocaram perdas nas lavouras 

 

Segundo o Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, os trabalhos começaram na semana passada e o tempo está colaborando com as atividades no campo.

A produção do cereal na Regional ocupa uma área de 24.020 hectares e tinha uma projeção inicial de colher 73 mil toneladas de trigo, representando uma produtividade de 3.050 quilos por hectare.

Hoje, os técnicos do Seab trabalham com uma quebra de cerca de 50% por conta da forte geada que ocorreu no início do mês de julho.

Com isso, atualmente a produção estimada é de 35.897 toneladas, uma produtividade de 1.500 quilos por hectare.

De acordo com a engenheira agrônoma do Deral, Jean Marie Ferrarini, as condições do trigo agravaram um pouco por causa da seca e da geada, mas essa quebra irá se manter até o final da colheita em setembro.

Ela pontua que a estiagem de aproximadamente dois meses e meio também adiantou a cultura, o que pode interferir no resultado final.

O campo sofre com a falta de chuva desde o início de junho.

Conforme dados da Estação Meteorológica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Toledo, a região teve um período de chuvas dentro da normalidade até o mês de maio.

Entre os dias 1º de junho e 15 de julho a região teve algumas precipitações isoladas e sem grande intensidade, enquanto outro período longo sem chuva forte na região foi a partir do dia 30 de julho até então.

O professor de Agrometeorologia da PUCC/Toledo, Alexandre Luis Müller, destaca que o inverno normalmente já é uma estação mais seca, mas neste ano as condições na região não estão dentro da normalidade.

A previsão de chuva na região Oeste do Estado, segundo Sistema Meteorológico do Paraná é para o início de setembro.

Até lá as temperaturas ficam entre 14 e 32 graus.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Quatro Pontes busca a terceira vitória no Troféu Difusora Difusora

Ontem foi a vez de Entre Rios golear Guaíra por 12X0 e chamar a atenção no campeonato

 

Continue Lendo

Geral

Falece mercedense vítima de grave acidente de trânsito

Faleceu na manhã desta quarta-feira (29), no hospital Bom Jesus, em Toledo, o mercedense Nercir Porto, popular ‘Borracha’.

Ele estava internado na unidade hospitalar desde a noite de 16 de maio, quando foi vítima de acidente de trânsito no centro de Mercedes. A vítima conduzia uma Honda Biz, quando foi atingido por um caminhão, no cruzamento da Rua Luiz Lorenzoni com a Rua Dr. João Inácio.

Nersir tinha 60 anos e trabalhava como borracheiro. Ele retornava para casa no momento do acidente.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento, que devem ser definidos pela família em breve.

 

Fonte: Ponto da Notícia

Continue Lendo

Geral

Investimentos para 20 anos são apresentados em audiência do Plano de Saneamento Básico de Marechal Rondon

Na noite de terça-feira (28), foi realizada a última audiência pública destinada à discussão do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) de Marechal Cândido Rondon. A sessão, realizada no auditório da prefeitura, contou com a presença de servidores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), da prefeitura, de especialistas na área de saneamento básico e de membros da comunidade.

Rafael Remoto Menezes, representante da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades, vencedora da licitação para elaborar o PMSB, apresentou um diagnóstico detalhado da atual situação no que tange ao saneamento no município. Foram contemplados o tratamento de água e esgoto, de resíduos sólidos (lixo) e da drenagem de águas pluviais.

Menezes também expôs os investimentos previstos para os próximos 20 anos em todas as áreas relacionadas ao saneamento básico, baseando-se em diagnóstico, prognóstico, programas e projetos, ações e no cronograma financeiro.

Conforme ele, a audiência pública representou um momento importante para a comunidade se informar sobre o PMSB e apresentar suas sugestões. “As contribuições dos participantes serão consideradas na versão final do plano, com entrega prevista para os próximos dias”, disse.

A implementação do plano visa contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável do município de Marechal Rondon.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.