O Paraná ampliou a liderança nacional na produção de tilápias: o volume em 2020 chegou a 166 mil toneladas, um aumento de 14% em relação a 2019, quando foram comercializadas 146.212 toneladas.
O resultado é cerca de 135% superior ao obtido por São Paulo, vice-líder com 74.600 toneladas.
O levantamento foi divulgado ontem pela Associação Brasileira de Piscicultura, dentro do anuário Peixe BR 2021.
O bom desempenho do Estado foi puxado pelo modelo cooperativista de integração, sendo que cooperativas como Copacol e C.Vale, fizeram com que a piscicultura paranaense crescesse em um ritmo maior do que o restante do País.
A Copacol, por exemplo, abate 160 mil tilápias por dia nos frigoríficos de Nova Aurora e Toledo.
Já a C. Vale, de Palotina, abate outras 100 mil tilápias por dia, com planejamento de curto prazo para chegar a 150 mil.
O Governo do Paraná aprovou uma legislação ambiental ativa na garantia da qualidade e respeito à natureza, e alocou recursos por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul para ajudar as cooperativas a investirem no setor.
De acordo com a associação, seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias, o que faz do País o quarto maior produtor do mundo.
Puxada pelo Paraná, a Região Sul lidera a produção de tilápia com 44% do total do País, com 213.351 toneladas.
O incremento na produção de tilápias fez com que o Paraná ampliasse a liderança na produção de peixes de cultivo no Brasil: foram 172 mil toneladas em 2020 contra 154.200 toneladas no ano anterior, crescimento de 11,5%, superior à média nacional, de 5,9%. O
De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o Paraná tem grande capacidade de organização na piscicultura, fruto de muito trabalho dos produtores e das cooperativas…..
Ortigara ainda disse que o Governo do Paraná prepara o lançamento de projetos que facilitem o acesso a recursos de investimento na cadeia da piscicultura.
O trabalho desenvolvido no Paraná foi destacado pelo presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, em evento online de apresentação do anuário de ontem……..