Conectado com

Política

Com direitos políticos recuperados, ex-prefeito ganha força para encabeçar chapa de oposição

Com seus direitos políticos garantidos por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o ex-prefeito Moacir Froehlich, volta a ser o nome mais cotado para encabeçar a chapa de oposição em Marechal Cândido Rondon.

Embora seja apontado nas pesquisas eleitorais como o nome mais forte da oposição para uma eventual nova candidatura a prefeito, Moacir estava enfrentando uma condenação de perda de seus direitos políticos por três anos.

Em razão de uma condenação em primeira instância, sua provável candidatura estaria sendo bastante questionada e outros nomes passaram a ser mais cogitados com mais força para ser cabeça de chapa pelo grupo de oposição.

Passaram a ser cogitados com mais frequência pela ala oposicionista para encabeçar a chapa majoritária o ex-deputado Ademir Bier, o advogado Oscar Nasihgil, os vereadores Arion Nasihgil e Josoé Pedralli, a ex-primeira dama Maria Cleonice Froehlich e o diretor sindical Wilson Morais.

Com a recuperação dos direitos políticos por parte do ex-prefeito Moacir, comentários dão conta que poderia haver uma definição mais rápida da dobradinha que a oposição terá para a próxima eleição em Marechal Cândido Rondon.

A propósito, os partidos que mantém posições contrárias à administração municipal já estão em fase de reestruturação, objetivando ampliar seus quadros e ganhar maior simpatia do eleitorado para o pleito de 2020.

Eleitores e simpatizantes do ex-prefeito Moacir comemoraram a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, reformando parcialmente uma condenação imposta pelo Poder Judiciário da Comarca de Marechal Cândido Rondon.

Agrônomo de profissão, o político havia sido condenado a perda de seus direitos políticos e a uma multa civil devido a contratação, em 2010, de uma empresa para fornecer concreto betuminoso usinado a quente, sem a realização de licitação.

Isso, no entendimento do Ministério Público, teria gerado prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito, contudo o TJ entendeu que o ex-prefeito não autorizou tais contratações, e não agiu com dolo ou culpa, uma vez que o material adquirido pelo município estava de acordo com o preço praticado pelo mercado, não ocasionando prejuízo ao erário ou enriquecimento ilícito.

Para o advogado do ex-prefeito, João Gustavo Bersch, a decisão do Tribunal de Justiça corrige a desproporcionalidade da decisão local, e traduz o que se refletiu na instrução do processo e, com isto, “os direitos políticos do ex-prefeito Moacir permanecem hígidos, estando o mesmo elegível para eventual pretensão eleitoral”.

No mesmo processo o vereador afastado Nilson Hachmann, que também havia sido condenado em primeira instância, igualmente manteve seus direitos políticos.

Política

Vereador Ronaldo Pohl encontra-se com senadores paranaenses Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães

Na noite de sexta-feira (08), durante o evento Prêmio Amop de Jornalismo, realizado em Cascavel, o vereador rondonense Ronaldo Pohl encontrou-se com os senadores do Paraná, Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães.

Na oportunidade, Pohl entregou aos senadores ofícios – assinados por ele e pelo vereador Claudio Kohler (Claudinho), com pautas de interesse de Marechal Cândido Rondon.

Um dos documentos é para que Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães apoiem a instalação de uma extensão da UTFPR no município. Conforme os vereadores, a função social que virásomada à pesquisa e extensão é de extrema importância para o desenvolvimento humano, social e econômico de Marechal Cândido Rondon e das cidades vizinhas.

“Sobretudo se tivermos a honra de termos, nesse novo campus o curso de Medicina, um possível Hospital Universitário no nosso Hospital Municipal”, afirmam Pohl e Claudinho.

Outro ofício é para que os senadores sejam contrários à pretensão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de taxar a geração de energia solar e demais formas de energias renováveis.

O assunto já foi discutido na Câmara de Marechal Cândido Rondon, sendo repudiado por todos os vereadores.

“Entendemos que isso é um ultraje. Há vários movimentos nas unidades da federação e nos municípios para criar incentivos aos cidadãos que optam por um sistema de energia sustentável, justamente por esta questão ser uma demanda nacional e global. Entendemos que essa modalidade deve ser incentivada, e não taxada pela Aneel”, explicam Claudinho e Pohl.

Os senadores demonstraram sensibilidade às propostas e que irão apresentar as demandas aos setores responsáveis em Brasília.

Continue Lendo

Geral

Hussein Bakri libera recursos para a compra de VANs para transportar pacientes rondonenses

O prefeito Marcio Rauber assinou hoje, 11, em Curitiba, a liberação de mais recursos para serem invertidos na área da saúde.

O novo montante foi liberado pelo deputado estadual Hussein Bakri, PSD, que garantiu convênio de 350 mil reais para a compra de duas VANs para transporte de pacientes.

O prefeito Marcio lembra que no começo do mês houve a liberação de 300 mil reais pelo deputado Marcel Micheletto também para a área da saúde, e agora o novo convênio de 350 mil reais é através de esforços do deputado Hussein Bakri……Ouça Áudio…

Continue Lendo

Geral

Deputado Hussein Bakri libera mais recursos para o município de Mercedes

Autoridades do município de Mercedes assinaram nesta segunda-feira, 11, em Curitiba, convênio autorizando a liberação de mais 100 mil reais para a área da saúde.

Diante da necessidade de mais investimentos para melhorar o atendimento à população de Mercedes – no segmento da saúde, o vice-prefeito Edson Schug e a vereadora Camila Weber, gestionaram junto ao deputado Hussein Bakri, PSD, a liberação de novos recursos financeiros.

Edson e Camila foram convocados pelo deputado para estar hoje em Curitiba, onde juntos com a prefeita Cleci Loffi e com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, assinaram convênio garantindo a liberação de 100 mil reais, para a compra de equipamentos para a Unidade Básica de Saúde de Mercedes, com destaque para atendimentos de urgência e emergência.

O vice prefeito Edson Schug reitera seu compromisso com a população de Mercedes, lembrando que vários recursos solicitados por ele ainda serão liberados até o final de 2020……….. Ouça Áudio……….

 

O vice-prefeito Edson Schug e a vereadora Camila aproveitaram a viagem a Curitiba e visitaram demais secretarias e órgãos estaduais, bem como gabinetes de deputados que representam a região, na busca de mais recursos para Mercedes: em breve mais novidades surgirão quanto liberação de mais verbas para Mercedes.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.