Rádio Difusora do Paraná

Com restrições, Esportivo é o primeiro clube do Gauchão a voltar aos treinamentos

O Esportivo é o primeiro clube do Campeonato Gaúcho a retomar os treinos, exatamente um mês após a paralisação da competição por conta da pandemia do coronavírus. O Alviazul de Bento Gonçalves retoma os trabalhos já na tarde desta quinta-feira na Montanha dos Vinhedos, seguindo algumas orientações das autoridades.

O retorno dos jogadores às atividades foi definido nesta tarde, após o governo do Rio Grande do Sul flexibilizar as medidas de restrições na região da serra gaúcha. Em nota, a Prefeitura de Bento Gonçalves anunciou a reabertura gradual do comércio da cidade, também mediante observação de algumas normas sanitárias.

Por outro lado, os demais clubes do interior – incluindo o São José, de Porto Alegre – aguardam a FGF definir uma data de reinício do Campeonato Gaúcho para voltar aos treinamentos. Até agora, apenas Grêmio e Inter marcaram reapresentações para o início de maio. A tendência é que a federação e representantes dos 12 times se reúnam na primeira semana de maio para decidir o futuro da competição, suspensa por tempo indeterminado.

Apenas alguns jogadores retomam os trabalhos no estádio da Montanha dos Vinhedos nesta quinta. Os protocolos de divisão de grupos dos atletas será definido até sexta-feira, com horários distintos para cada turma.

Assim como a dupla Gre-Nal acatou acordo entre a Comissão Nacional dos Clubes a CBF, fechado na última terça-feira, outros clubes gaúchos também o fizeram. Brasil de Pelotas, Juventude e São José ampliaram as férias de seus jogadores por mais 10 dias, até o dia 30 de abril. O trio cogita realizar uma pré-temporada de 10 a 15 dias no início de maio.

Já Aimoré, Novo Hamburgo, Pelotas e São Luiz dispensaram a maioria do elenco e aguardam posicionamento da federação para negociar o retorno dos atletas e dos treinos. O Ypiranga concedeu recesso aos jogadores e tem volta previamente marcada para o dia 1º de maio, com possibilidade de alteração em caso de novas orientações das autoridades.

Por fim, o Caxias se reuniu com o departamento médico do clube e definiu que o elenco retomará os treinos no próximo dia 30. Por enquanto, as atividades seguem paralisadas.

Rádio Difusora do Paraná com Globo Esporte