Conectado com

Geral

Com restrições, retomada do comércio em Foz está programada para quarta-feira

Divulgação

Considerando os dados epidemiológicos e com uma nova condição estrutural para atendimento, a Prefeitura de Foz do Iguaçu programou para a próxima quarta-feira a retomada do comércio, com uma série de restrições.

A medida está amparada pelo terceiro ciclo do Plano de Enfrentamento a Covid-19.

O prefeito de Foz, Chico Brasileiro, disse que diante deste cenário e preenchendo os requisitos do Ministério da Saúde, o município está tomando essa decisão, sempre com muita cautela e reforçando as normas de segurança.

O município contabilizou ate ontem, 38 casos de coronavírus, sendo que destes, 24 estão recuperados, 11 seguem em isolamento domiciliar e 3 pacientes estão internados.

Os casos suspeitos em análise somam 50, destes 35 cumprem o isolamento domiciliar e 15 estão internados.

A reabertura gradual e monitorada do comércio também leva em consideração a disponibilidade de leitos em hotéis para pacientes confirmados da Covid-19, a testagem amostral de assintomáticos e a adesão ao Programa “O Brasil Conta Comigo”, que proporcionará importante incremento na força de trabalho municipal da Saúde.

Uma das estratégias chave do Plano é a identificação, em tempo real, das pessoas infectadas pela COVID-19 em Foz do Iguaçu.

Para isso, todas as pessoas com sintomas gripais realizarão o exame de RTq-PCR, que identifica a presença do vírus SARS-COV-2.

Com este cenário, a partir do dia 22 de abril, o comércio em geral poderá abrir suas portas, mas atendendo com 30% de sua capacidade de público.

Shopping centers também estão autorizados, com regras específicas e horários diferenciados de funcionamento.

Ainda em Foz, continuarão proibidos setores que aglomeram pessoas, como: academias, casas noturnas, tabacarias, bares, clubes, salões de bailes, feiras, cinemas, museus, teatros, equipamentos esportivos coletivos, escolas, faculdades, eventos esportivos, culturais e de lazer.

Seguem como prioridade o atendimento individual e agendado, bem como as regras já definidas para os serviços essenciais, a obrigatoriedade do uso de máscaras, a restrição de idosos e crianças, bem como o distanciamento social e a higienização.

O Terminal Rodoviário será reaberto, como instrumento de monitoramento de chegada de pessoas em Foz do Iguaçu.

O transporte coletivo também será ampliado a partir de quarta-feira e a fiscalização ampliada para o cumprimento dos termos de responsabilidade

sanitária.

As novas medidas entram em vigor a partir do dia 22, quarta-feira, podendo serem revistas a qualquer momento, dependendo dos resultados levantados pelo monitoramento clínico-epidemiológico, que evidenciarão a evolução da pandemia em Foz do Iguaçu, no Paraná, no Brasil e nos países fronteiriços.

O decreto contendo as normas de reabertura do comércio será publicado hoje, no Diário Oficial do Município.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Sucuri de 4 metros é capturada nos fundos de residência em Guaíra

Divulgação

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Guaíra foram acionadas na tarde de domingo (14), por volta das 14h00, para realizar um resgate de uma sucuri.
Conforme os bombeiros, a sucuri foi avistada nos fundos de uma residência, na Rua Ayrton Senna, Jardim Zeballos. Ao chegarem na residência, uma equipe da PM também estava no local e a sucuri foi encontrada em um córrego.
Após um certo período de trabalho, o animal de aproximadamente 04 metros foi resgatado com segurança e encaminhado para uma reserva longe da área urbana de Guaíra.
Durante os trabalhos de resgate, os bombeiros, PMs e populares constataram que a sucuri havia comido uma galinha.
Ainda conforme os bombeiros, o local onde a sucuri estava era uma área residencial, com várias crianças e animais, o que oferecia riscos tanto à sucuri quanto aos moradores.
Fonte: Ponto da Notícia
Continue Lendo

Geral

Sindicato Rural de Marechal Rondon vai efetivar Comissão de Mulheres do Agro

Dentre as metas estabelecidas para este ano de 2024, o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon pretende efetivar o trabalho da Comissão das Mulheres do Campo em sua área de ação.

 

A direção da entidade revela que o pontapé inicial foi dado no ano passado, com a primeira reunião de um grupo de trabalho, no entanto, as ações da prática ainda estão em fase de organização.

Está sendo estudada a possibilidade da realização de um grande encontro de mulheres do agro, para orientá-las sobre os objetivos dessa iniciativa, além de motivar a participação efetiva de cada uma delas.

Criada em janeiro de 2021 na estrutura da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, a Comissão Estadual de Mulheres está trabalhando, exatamente, para aumentar a constituição de novos colegiados municipais.

De acordo com a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP. Lisiane Rocha Czech, o movimento está tendo um crescimento bem acentuado em todo o Paraná…….

 

Continue Lendo

Geral

Inscrições de curso gratuito para cuidadores de idosos terminam hoje

Imagem ilustrativa da internet

Ainda há vagas para o curso gratuito de cuidadores de idosos, cujas inscrições s terminam hoje.

As inscrições devem ser realizadas no Senac de Marechal Cândido Rondon ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3284-4200 e 3284-8796.

É necessário ter idade mínima 18 anos e ensino médio completo para se inscrever.

O curso, de 160 horas/aula, será realizado nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, começando hoje e seguindo ate 26 de setembro.

Tanto as inscrições quanto a participação no curso de cuidadores de idosos, são gratuitas.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.