O Paraná foi o segundo Estado do Brasil que mais gerou novos empregos em 2023, de acordo com a RAIS, Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Foram 159 mil e 913 novos contratos de trabalho ao longo do ano, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem uma população total quase quatro vezes maior do que o Paraná.
A RAIS é um levantamento que, além dos vínculos celetistas, considera também os contratos de trabalho estatutários, temporários e avulsos, com metodologia distinta do Caged e do IBGE.
Como os dados da pesquisa são coletados anualmente, a divulgação dos números acontece, em geral, somente no ano-base seguinte.
Com o crescimento, o Paraná chegou a 3 milhões 621 mil 254 pessoas empregadas ao final do ano de 2023, mantendo a quarta colocação entre os estados com maior estoque de trabalhadores com vínculo formal no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Por conta do forte ritmo de crescimento nas contratações pelas empresas paranaenses, a diferença no número de empregados que os três estados do Sudeste tinham para o Paraná diminuiu ao longo do ano.
Isso aconteceu porque o Estado foi o único entre os maiores empregadores do Brasil em que o estoque de trabalhadores crescer acima da média nacional.
Segundo o levantamento do Ministério, o Paraná registrou crescimento de 4,6% no total de pessoas empregadas entre 2022 e 2023, enquanto o aumento médio brasileiro foi de 3,6%.
O crescimento paranaense no total de empregados também foi o melhor da região Sul do Brasil.
De acordo com o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, esses dados refletem o bom resultado das políticas conduzidas pelo Governo do Estado.
OUÇA ÁUDIO:
Fonte: Agência Estadual de Notícias