Policial / Trânsito
Combater roubos de caminhonetes é desafio da Polícia Civil em Mal. Rondon

Publicado em:
Combater os roubos de caminhonetes na região Oeste do Paraná, segundo o delegado de Polícia Civil de Mal. Cândido Rondon, Rodrigo Baptista Santos, é um dos grandes desafios da segurança pública regional.
Há cerca de oito meses como titular da 47ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, Rodrigo Baptista Santos, será entrevistado em “A Personalidade da Semana”.
Além de fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido até então, o delegado também vai revelar a estrutura da Polícia Civil na comarca e destacará ações necessárias para fazer frente a criminalidade.
Apesar de a estrutura carcerária ter melhorado com a vigilância passando a competência exclusiva do Departamento Penitenciário, ele acha precária e ultrapassada a cadeia pública local.
Em nível de Brasil, o delegado considera que faltam projetos para a ressocialização dos presos e uma melhor divisão de espaços para separar os presos mais perigosos dos demais.
Em se tratando de Marechal Cândido Rondon, Rodrigo Baptista Santos se diz espantado com o elevado índice de suicídios e também dos casos de violência contra as mulheres.
Quanto as ocorrências envolvendo menores infratores, o delegado cita que diminuiu consideravelmente os números, ao contrário das situações envolvendo arrombamentos e demais furtos.
Dentre outras questões, em “A Personalidade da Semana” o chefe da 47ª Delegacia Regional de Polícia Civil falará sobre o projeto anticrimes elaborado pelo ministro Sérgio Moro.
Ele também abordará a polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a prisão após condenação em segunda instância, ou seja, até que todos os recursos tenham sido cessados.
Quanto ao caso mais grave nesses oito meses de Marechal Cândido Rondon, o delegado aponta o incêndio criminoso registrado recentemente em Mercedes, que matou uma jovem e deixou um rapaz ferido gravemente.
Acerca das investigações, revela que elas estão bastante adiantadas, a intenção dos envolvidos era de fato assassinar a jovem e a autoria e motivação estão bem próximas de serem desvendadas.
Uma das grandes preocupações do delegado Rodrigo Baptista Santos diz respeito as constantes ações de marginais na prática de roubos de caminhonetes no município e região…

Policial / Trânsito
Atenção: Comércio de Nova Santa Rosa recebeu nota falsa de 20,00 reais

Publicado em:
O proprietário de um estabelecimento comercial de Nova Santa Rosa, relatou ao Portal Nova Santa Rosa que recebeu uma nota de 20 reais falsa em seu comércio na noite de hoje, quarta-feira, ele pede para que os comerciantes do município e região fiquem atentos no recebimento de notas de 20,00 reais.
A foto é da nota recebida na noite de hoje.
A Polícia Militar deve ser comunicada.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa
Geral
Coronel Dorecki é transferido do comando do BPFron de Marechal Rondon

Publicado em:
O comandante-geral do Batalhão de Policia de Fronteira de Marechal Rondon, coronel Dorecki, será transferido.
Segundo informação que consta no boletim geral da Polícia Militar do Paraná, publicado na terça-feira (30) André Cristiano Dorecki, foi transferido para uma unidade da Polícia Militar no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba.
Foi apurado que a transferência foi motivada pelo fato de que o filho do coronel Dorecki , o tenente Vitor Dorecki, atua na mesma unidade e a prática não é permitada pela Policia Militar do Paraná.
O filho, Vitor Dorecki, é o comandante do Pelotão Aquático Cobra, do Batalhão de Policia de Fronteira.
Esta não foi a primeira vez que houve tentativa de transferir o comandante do BPFron Dorecki para outra unidade policial.
Ano passado, ocorreu outra publicação transferindo o coronel Dorecki para Curitiba, contudo, através de liminar, pai e filho conseguiram reverter a decisão e permaneceram no BPFron.
Policial / Trânsito
Novo sistema reforçará PM no combate aos crimes de furtos, roubos e acidentes

Publicado em:
Uma série de encontros está prevista para os próximos dias, para definição dos pontos em que serão instaladas as câmeras de vídeo monitoramento na sede e interior de Marechal Rondon, no projeto desenvolvida pela prefeitura municipal.
Serão instaladas nesta primeira etapa, cerca de 200 câmeras de vídeo monitoramento, incluindo também câmeras para leitura de placas.
As imagens ficarão à disposição das forças policiais de Marechal Rondon: Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e BPFron, além do Ministério Público.
Para o comandante da Segunda Companhia da Policia Militar de Marechal Rondon, capitão Daniel Zambon, o sistema contribuirá na repressão aos crimes de furtos, roubos, e acidentes de transito…